Modelo de ralo "camaleão" é um dos preferidos em projetos de banheiros minimalistas
Ralos ocultos são opção para quem quer camuflar a saída do sistema de escoamento. O equipamento pode ser instalado em vários ambientes e usa o próprio revestimento como opção de acabamento
Em construções mais antigas e que mantém o projeto inicial podemos encontrar, por exemplo, um tampo de ralo na cozinha ou então no banheiro, fora do box, na área em que ficam o obsoleto bidê e o vaso sanitário. Estranho, mas acontece! Em casos mais recentes, os ralos não estão mais presentes nesses locais, mas onde se fazem necessários, são comuns aqueles tampos de plástico branco pra lá de ultrapassados.
Como todas as coisas que evoluem, o mercado de sistemas de escoamento também oferece hoje em dia opções de acabamentos bastante acessíveis – e que ainda trazem beleza ao ambiente. Grelhas em inox e coloridas passaram a integrar banheiros, varandas e espaços gourmet de uma maneira clean – e, em casos mais ousados, podem ser até o ponto focal de um projeto de decoração.
Mas o que tem sido muito comum é uma camuflagem do sistema de escoamento - ele sai de cena, mas está ali (não dá para imaginar um banheiro sem ralo, não é mesmo?!). São os modelos ocultos, ou seja: o sistema cumpre com todas as funções de escoamento, escondido debaixo do revestimento.
“Os ralos ocultos são uma ótima alternativa para quem busca linearidade de revestimento sem abrir mão de segurança e eficiência. O equipamento garante maior vazão da água, é de fácil limpeza e possui abas de segurança contra infiltração. São vários modelos, que podem ser usados em banheiros, lavabos, áreas de serviço, sacadas, varandas e piscinas”, explica Regina Montandon, diretora-executiva do Grupo Linear, empresa pioneira no país no desenvolvimento desse modelo de ralos.
Entre os produtos oferecidos pelo Grupo Linear, todas as linhas da marca Elleve (Multimaster, Tiny, Royal, Square, Smart, Versátile e Infinity) possuem versão com tampa oculta – ou seja, permitem que o revestimento seja colocado por cima do ralo, encaixado sobre uma subtampa de inox. “O ralo oculto está entre os queridinhos do consumidor justamente por essa característica camaleão, o que dá a liberdade de criar e inovar com a peça, tornando o modelo um item minimalista e funcional”, comenta Regina.