20/07/2020

Movimento Transformação Logística: foco em mudança de mindset para fortalecimento do ecossistema

Conheça a iniciativa que visa aproximar executivos de referência e trade logístico para troca de experiências e desenvolvimento de ações de inovação com foco em mais eficiência operacional em toda a cadeia

Setor que representa 8% do faturamento bruto das empresas brasileiras, a logística é responsável pela distribuição de insumos e abastecimento da economia brasileira. Durante a pandemia, se mostrou ainda mais essencial, com o crescimento das vendas online e a importância da programação das entregas para manutenção dos atendimentos.

E é com o intuito de aproximar e integrar o ecossistema logístico brasileiro que surge o Movimento Transformação Logística. O objetivo do projeto, que tem entre apoiadores empresas como a Lincros, especializada em soluções de inovação para a gestão logística de transportes, a revista Mundo Logística, e executivos como Nestor Felpi, do grupo Natura e Paulo Leonidas da Coty, busca desenvolver um ambiente propício para a inovação, através de networking, aproximação do trade e popularização de tecnologias aplicadas à Logística. .

 “Ainda se discute de forma tímida o futuro da logística brasileira e as oportunidades de melhorias e inovação para o setor. Como Movimento de Transformação Logística, estamos criando uma rede de comunicação e apoio para o crescimento sustentável e progressivo da área, baseado em inovação e melhoria contínua”, destaca Gilson Chequeto, CEO da Lincros.

O projeto vai unir empresas, tecnologia, governança e educação, ligando universidades, profissionais de referência dentro do ecossistema, representantes de novas tecnologias e negócios já consolidados para a troca de experiências. Entre conteúdos e encontros já promovidos se destacam, por exemplo, o Out Of the Box Experience 2019, realizado em novembro na sede da Lincros, com a participação de empresas como DPA-Nestlé, Mondelez, Oesa, Galeazzi, Copobrás e Fiat, que discutiram iniciativas alinhadas à indústria 4.0 e a importância da união do ecossistema de logística do país. Já o podcast Café Com Logística conta com episódios que tratam dos desafios do segmento, iniciativas para otimização da roteirização, futuro do setor, atendimento omnichannel e a presença feminina no mercado logístico. 

Os próximos passos do projeto, de acordo com Gilson, será o fortalecimento do benchmarking entre as empresas, visando a unificação da cadeia e até mesmo o compartilhamento de boas práticas e tecnologias que visem a redução de custos e a eficiência operacional de toda a cadeia.

O setor da logística no país

Um dos grandes desafios das empresas brasileiras no que diz respeito ao transporte de produtos é a infraestrutura. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), cerca de 25% dos custos operacionais poderiam ser reduzidos se houvesse uma melhor estrutura nas rodovias do país.

Já o crescimento de tecnologias é um ponto positivo. Um levantamento do Banco Mundial que mensurou a competência na rastreabilidade de cargas colocou o país em 55º lugar entre os 160 participantes.


Legenda: Gilson Chequeto, CEO da Lincros
Créditos: Divulgação
Legenda: Movimento Transformação Logística buscca unificar e ampliar atuação logística no país
Créditos: Divulgação