Mozart mantém tradição milenar na fabricação de cristais e traz experiência imersiva ao consumidor
Empresa fundada em 2018 preserva a produção artesanal a sopro do cristal mais puro, com 24% de óxido de chumbo (PbO). É a única marca brasileira a produzir cristais em nove cores. Suas taças, copos e artigos de decoração são exportados para seis países
Fundada há seis anos em Blumenau, a Mozart mantém viva uma tradição milenar que alia técnicas artesanais e qualidade das matérias-primas para produzir cristais únicos, com o mais alto teor de pureza para o produto. As peças contam com 24% de óxido de chumbo, que, junto com a areia, dá origem ao cristal – também encontrado em nove cores nas coleções da marca.
Para manter a tradição do cristal de qualidade presente em sua fábrica, a Mozart trouxe Frederico Strauss, ex-proprietário e fundador da antiga Cristallerie Strauss, para integrar sua equipe, assinando a linha de produção como artista chefe. O engenheiro químico e mestre em química inorgânica é um dos nomes mais reconhecidos do setor, sendo referência mundial na produção do cristal.
“Mais do que trazer uma peça de bom gosto e atemporal, a Mozart surgiu com o intuito de preservar uma cultura milenar que proporciona o desenvolvimento de peças únicas, através de um rigoroso controle de qualidade e feitas em um processo totalmente artesanal, que dá atenção à cada detalhe”, diz Gabriel Mozart, CEO da Mozart.
Atualmente, a companhia produz até 60 mil taças por mês e, além de vender para todo o país, exporta para Argentina, República Dominicana, Colômbia, EUA, Alemanha e Angola. Tem ainda linhas de produção private label, sendo a escolha de grandes marcas brasileiras de louça para o desenvolvimento de suas linhas de cristal.
Reconhecimento no mercado e presença em eventos históricos
Em 2018, a Mozart se tornou a fabricante da Caneca Oficial da Oktoberfest Blumenau, que é utilizada pelo prefeito da cidade e pela rainha da festa para inaugurar as comemorações na sangria do primeiro barril de chopp. Em 2019 também foi escolhida para desenvolver os troféus do Concurso Brasileiro de Cervejas, o 3º maior concurso de cervejas do mundo em número de participantes.
Já em 2020, a marca atingiu o patamar de maior fornecedor de taças de cristal para a Serra Gaúcha, com clientes como as vinícolas Casa Valduga, Don Guerino, Cave Geisse, Lidio Carraro, Viapiana e Peculiare.
Museu preserva história e atrai visitantes
Quem busca conhecer mais sobre a produção do cristal encontra na fábrica da Mozart o lugar perfeito. A empresa conta com o Museu do Cristal anexo à fábrica, na Rua Bahia, bairro Salto Weissbach, em Blumenau. O local já é a atração mais bem avaliada da cidade pelo site Trip Advisor.
Uma visita guiada leva o visitante a conhecer o passo a passo da fabricação do cristal, da matéria-prima à revisão final dos produtos. Na loja de fábrica é possível adquirir os produtos e ainda optar por programas especiais, como a degustação de vinhos ou cervejas, em que taças diferentes testam o paladar dos participantes.