18/05/2021

Mudança de hábitos do consumidor na pandemia impulsiona novas soluções para o mercado de decoração

Pesquisas mostram que procura e consumo por itens de decoração e reforma disparou no último ano. Na indústria também surgem novas soluções para automatizar a produção de insumos

Ficar mais tempo em casa estimulou no inconsciente do brasileiro novas preferências. Reformar e decorar a casa, por exemplo, se tornou uma ação frequente em muitos lares. A empresa de estudos GfK identificou que no último ano as vendas de produtos de decoração cresceram exponencialmente e que o consumidor está mais propenso a se presentear com itens que garantam seu conforto e bem-estar em casa. Na última Black Friday, o Google Trends mostrou que a pesquisa por itens para a casa cresceu 200% em relação a 2019. E, por fim, a Associação Brasileira de E-commerce (Abcom) mostrou que já nos primeiros meses da pandemia a compra destes itens subiu 36%.

E se o mercado identifica uma nova tendência de consumo, soluções para automatizar e apoiar a produção em larga escala também surgem na indústria de decoração. Foi justamente analisando o comportamento do mercado que a Censi Máquinas, empresa brasileira que desenvolve maquinários para o mercado têxtil, apostou em um novo nicho de soluções.O empreendimento reforçou no último ano as vendas da Paper Cutter, primeira máquina 100% brasileira para a automação do corte de itens decorativos, como papel de parede, adesivos para quadros de MDF e similares.

O modelo ganhou destaque no portfólio da empresa: a procura pela solução cresceu no último ano e reflete que o mercado de decoração também fomenta novos negócios para outras frentes da indústria.

 

Automação para elevar a produtividade dos empreendedores

Sheila Censi Braun, diretora executiva da Censi Máquinas, explica que a aposta na solução se deu para suprir uma necessidade latente do mercado. “Ainda é muito comum que o processo de corte destes itens seja manual ou com equipamentos rudimentares, o que implica em produtividade, segurança e especialmente na qualidade. Ao desenvolvermos a Paper Cutter buscamos oferecer ao cliente a possibilidade de aumentar exponencialmente seu volume de vendas, com precisão total de corte, segurança e menos pessoas no processo”.

No corte de papel de paredes, a automatização revolucionou o negócio destes clientes - que antes do equipamento levavam até 6h para cortar um rolo de 50 metros. Mesmo em se considerar o set up, a paper cutter pode ser pelo menos 30 vezes mais produtiva, pois faz o mesmo trabalho em 10 minutos.

Primeira máquina desenvolvida para um segmento totalmente diferente do que deu origem à empresa, a Paper Cutter também marca uma fase da Censi Máquinas voltada às novas necessidades do mercado. “Assim como muitos negócios, aguçamos nosso olhar para as oportunidades surgidas na pandemia e fortalecemos a atuação no segmento de decoração e comunicação visual. É um casamento perfeito: trouxemos a primeira solução nacional para o segmento, enquanto o empreendedor pode reduzir custos e otimizar processos sem depender da importação de maquinário”, finaliza Sheila.


Legenda: Paper Cutter é a primeira máquina 100% brasileira para a automação do corte de itens decorativos
Créditos: Daniel Zimmermann
Legenda:
Créditos: Daniel Zimmermann