Mulheres catarinenses negociam mais dívidas que os homens, revela Serasa
Mais de 51 mil acordos foram feitos por mulheres no estado nessa edição do Feirão, contra 43 mil homens. O maior percentual de negociações ocorre com público entre 31 e 40 anos
Um levantamento da Serasa sobre os resultados mais recentes do Feirão Limpa Nome revela que as mulheres catarinenses estão mais ativas na busca pela regularização financeira. O resultado é similar ao registrado em todo o país: desde o início da edição atual, em 3 de novembro, o número de mulheres que fecharam acordos foi 29,3% maior do que o de homens.
Quando se considera o total de acordos realizados em Santa Catarina, 51 mil deles foram de mulheres e mais de 43 mil foram feitos por homens. Os acordos representam, respectivamente, 32 mil mulheres e 27 mil homens.
No cenário nacional, a perspectiva se mantém: foram 29,3% mais acordos fechados por mulheres, ultrapassando 1,7 milhão de dívidas negociadas nesta edição. “A liderança feminina nas negociações é um recorte importante, mas também precisamos colocar em evidência o movimento de toda a população pela busca do ‘nome limpo’. Se há recorde de inadimplência, também há recorde de acordos. Neste mesmo período, o Brasil registrou 3,1 milhões de acordos, 9% a mais do que no mesmo período do ano passado”, afirma Aline Maciel, diretora da Serasa.
Embora o Mapa da Inadimplência de setembro indique um cenário praticamente equilibrado – 50,4% dos inadimplentes são mulheres e 49,6% são homens, entre mais de 79 milhões de brasileiros com dívidas –, a disposição para negociar mostra um comportamento diferente. Mais de 1 milhão de mulheres no Brasil quitaram suas dívidas no Feirão, enquanto 827 mil homens concluíram acordos. A diferença revela o protagonismo feminino no processo de recuperação de crédito.
Idade de quem negocia
Além do destaque feminino na negociação, a análise por faixa etária revela que o grupo entre 31 e 40 anos lidera as negociações em Santa Catarina, ultrapassando 31 mil acordos para mais de 19 mil consumidores. Nesta faixa, o volume somou R$ 112 milhões em descontos concedidos. Logo atrás, catarinenses de 41 a 50 anos registraram mais de 18 mil acordos.
A faixa de 26 a 30 anos também apresentou participação expressiva, com mais de 16 mil acordos. Entre os mais jovens, de 19 a 25 anos, foram mais de 10 mil dívidas negociadas e, entre aqueles com idades de 51 a 65 anos, foram contabilizados mais de 18 mil. Por fim, a faixa dos consumidores acima dos 65 anos fechou pouco mais de 1,5 mil acordos.
“Essa diversidade de consumidores que fecharam acordos reforça que o endividamento é um desafio presente em todas as etapas da vida. O Feirão Limpa Nome é uma oportunidade para que consumidores de todas as idades possam negociar suas dívidas e retomar o controle financeiro”, explica Aline.
O Feirão Limpa Nome segue até 30 de novembro, reunindo mais de 1,6 mil empresas parceiras entre os diversos segmentos, com ofertas com parcelas a partir de R$9,90 e descontos de até 99% nos débitos. Os consumidores podem acessar oportunidades disponíveis a partir dos canais oficiais da empresa e negociar com descontos de forma online e presencial:
- Site: http://www.serasalimpanome.com.br
- App Serasa no Google Play e App Store
- Whatsapp: Número oficial (11) 99575-2096
- Agências Correios de todo o Brasil sem a cobrança de taxa