Nova loja de fábrica da Appel Home conta história da empresa através de museu
Espaço expõe primeiras coleções da marca, itens pessoais do fundador, equipamentos têxteis clássicos e muito mais
A revitalização da loja de fábrica da Appel Home — tradicional marca de cama, mesa e banho — teve um significado ainda maior com a integração de um museu ao espaço, destinado a contar a história da empresa e da família fundadora. A iniciativa fez parte da programação da Semana Appel, que comemorou o aniversário da empresa, e foi uma das 50 ações projetadas para celebrar seu meio século.
Agora, a loja de fábrica da Appel Home proporciona aos visitantes uma experiência mais profunda do que apenas a compra de produtos. No local, é possível imergir na trajetória da empresa, passando por memórias que não definem só a história da Appel, mas também demonstram os diferentes cenários que o setor têxtil passou durante as últimas cinco décadas. Além disso, a história da companhia está especialmente conectada com a da cidade de Brusque — reconhecida como um importante polo têxtil nacional e sede da marca.
“Mais do que uma loja, esse espaço representa nossa história, nosso propósito e o carinho que temos por tudo o que construímos até aqui. Queríamos que cada pessoa que entrasse aqui sentisse não só a qualidade dos nossos produtos, mas também a trajetória e os valores que moldaram a Appel ao longo desses 50 anos”, afirma o CEO Rafael Appel.
O que encontrar no museu
O museu traz um painel cronológico que conta a história da Appel Home conforme o passar do tempo. Para complementar a experiência, uma televisão mostra o passo a passo de como funciona o processo de fabricação de uma toalha. Na exposição, encontram-se itens como toalhas das primeiras coleções da marca, objetos pessoais de Gerhard Appel — fundador da companhia —, equipamentos têxteis clássicos como a espuma do tear, além de uma carta original de Jacquard.
Após a revitalização, visitar a loja de fábrica da Appel Home se transformou em uma oportunidade única de ver a história com os próprios olhos, através da união entre tecnologia e tradição. Para celebrar essas mudanças, a Appel organizou um evento de reinauguração que contou com a presença de clientes, colaboradores, parceiros e convidados especiais — que conheceram, de forma inédita, o novo ambiente.
“Nosso objetivo foi criar um espaço que conectasse passado e presente, permitindo que cada visitante conheça de perto os processos, desafios e conquistas que marcaram nossa história. É uma forma de valorizar não só a Appel, mas também o papel de Brusque na história têxtil do Brasil”, comenta o diretor comercial e de marketing, Rafael Berwanger.
Funcionamento da loja e museu
A loja de fábrica, já aberta para visitação, situa-se na rodovia Antônio Heil, 7.600, km 21, no bairro Limoeiro, em Brusque. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar para almoço, e aos sábados até as 17h durante o primeiro mês. A nova atração deve receber moradores, sendo um passeio interessante para revisitar a história da cidade, e também impulsionar o turismo local.
O futuro do setor têxtil
A revitalização da loja de fábrica foi realizada para comemorar o meio século de história da Appel Home, como uma forma de honrar o passado e o legado da empresa. Ao mesmo tempo, foi uma maneira de modernizar o espaço, conectando-o ao novo conceito da marca.
Enquanto o museu revisita as raízes da Appel e do setor têxtil, a seleção especial de produtos Appel — toalhas, jogos de cama, tapetes e itens de decoração — mostra como a empresa caminha com olhos para o futuro, entregando inovação aliada com tradição.
“Acreditamos que inovar é também saber preservar o que nos trouxe até aqui. Com essa revitalização, unimos tradição e modernidade em um mesmo espaço — reforçando nosso compromisso de seguir evoluindo, sem perder nossas raízes”, finaliza o diretor Eder Appel.