29/01/2026

Novo programa de mentoria propõe liderança consciente a partir do autoconhecimento

Iniciativa da Fique Bem Mentoria surgiu a partir de experiência própria com depressão e burnout

De acordo com uma pesquisa realizada no fim de 2023 pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), 32% dos brasileiros sofrem de burnout e 72% se sentem estressados no trabalho. Esse cenário acelerado da vida moderna, marcado por excesso de estímulos, cobranças e metas desconectadas de sentido pessoal, tem impactado diretamente a saúde mental e a forma como as pessoas lideram — a si mesmas e aos outros.

Segundo a pesquisa “Futuro do Trabalho”, do Fórum Econômico Mundial em parceria com o Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral, o autoconhecimento está entre as cinco habilidades mais importantes do mercado de trabalho, requisitadas por 52% dos trabalhadores. A proposta do novo programa voltado ao desenvolvimento da vida e da liderança surge justamente para atender a essa demanda, a partir da experiência dos fundadores do negócio, Mauro e Fabiana Koch, que passaram pelos diagnósticos de depressão e burnout em 2024 e hoje dividem os ensinamentos dessa jornada através de palestras e mentorias na Fique Bem, empresa que criaram juntos há 17 anos.

“Meu objetivo é apresentar formas diferentes de ver e viver a vida. Queremos ajudar as pessoas a se perceberem mais, a se conhecerem profundamente, para então identificarem seus desejos, suas buscas e o que realmente é importante para elas. A partir desse diagnóstico, auxiliamos na construção de hábitos que levem a uma vida mais consciente, com mais amor, fé, equilíbrio e evolução. Hoje, muita gente está na chamada ‘corrida dos ratos’: corre, corre, mas não sabe nem para onde, nem por quê”, explica Mauro.

O programa propõe a construção de uma base sólida entre corpo, mente e espírito, entendendo que saúde mental e clareza de propósito são fundamentais para uma liderança sustentável dentro e fora das organizações. Para os mentores, o desenvolvimento profissional está diretamente ligado ao desenvolvimento humano.

“Estamos falando de seres humanos. Para um líder melhorar, ele precisa melhorar como ser humano. Um líder melhor na empresa tende a ser um pai, uma mãe e uma pessoa melhor em casa. Tudo está conectado. Nosso desejo é contribuir com pessoas que buscam aprimorar suas habilidades e sua postura de liderança, agregando valor real às suas vidas”, destaca Fabiana.

A proposta não ignora as demandas materiais da vida moderna, mas convida à reflexão sobre escolhas mais conscientes. “Isso não significa rejeitar o conforto ou o dinheiro. Meditar no ar-condicionado é muito mais fácil do que meditar debaixo do sol forte. A qualidade de vida tem seu custo. O que defendemos é que o material deve nos servir, e não o contrário. Quando fazemos escolhas conscientes, ganhamos liberdade”, finaliza Mauro.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis através do WhatsApp.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação