"O ALI nos ajudou a identificar um nicho de mercado em que possamos atuar", afirmam empresários
Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) tem foco na melhoria dos processos e gestão de microempresas e empresas de pequeno porte. Oferecido pelo Sebrae/SC, o projeto é gratuito e possui uma metodologia diferenciada, voltada para tornar o negócio mais competitivo
O João Paulo Souza e a Laís Lorenzi são proprietários de uma empresa de marketing digital, que oferece serviços de criação de estratégia, conteúdo, treinamentos e gestão de redes sociais. Apesar do volume de serviços disponíveis, a empresa, que existe há quatro anos, tem uma estrutura enxuta e fazer grandes investimentos não está nos planos dos empreendedores no momento. “O marketing digital tem crescido muito e precisávamos encontrar uma forma de aumentar as vendas e o faturamento. Por isso contratamos o programa Agente Locais de Inovação, do Sebrae/SC, que nos abriu a mente. O desenvolvimento do trabalho nos fez enxergar por outro ângulo, como nos organizarmos internamente para que possamos entregar mais qualidade nos serviços que prestamos, ao mesmo tempo que ganhamos fôlego para tocar outros projetos que permitam o crescimento da empresa”, comenta o fundador da Upload Marketing Digital, João Paulo Souza. Totalmente gratuito e com consultorias especializadas inloco, o ALI pode ser contratado por empresas de qualquer nicho que deseje implantar práticas inovadoras no negócio.
“O ALI também nos ajudou a identificar um nicho de mercado em que possamos atuar. Nos ajudou a dar mais um passo, a ver caminhos que não tínhamos conseguido enxergar, e por onde agora podemos caminhar”, completa Laís, também fundadora da empresa. Segundo Aloísio Salomon, gestor regional do ALI no Sebrae Vale do Itajaí, isso ocorre com frequência. “É bastante comum um empresário contratar o ALI por um motivo e durante a consultoria identificar outros pontos de destaque dentro do negócio. Isso inevitavelmente proporciona um amadurecimento da empresa e sua competitividade se fortalece”, comenta.
O exemplo da Upload Digital destaca o objetivo do ALI em promover melhorias na gestão e inovar os processos dentro da empresa. De acordo com os proprietários, o programa foi importante para ajudar a escalar o negócio através de infoprodutos específicos. “Criamos o protótipo de um curso on-line, mas pensamos ele de uma forma mais ampla. Porém o agente nos ajudou a perceber que podíamos atingir um outro público. Lapidamos o nosso produto e, acreditando que esse é um caminho promissor, estamos em fase de pré-lançamento no mercado”, comemora João.
O microempreendedor também ressalta que foi durante o ALI que eles identificaram a necessidade de pessoas com habilidades que ele e a Laís não dominavam – inclusive para o andamento dos infoprodutos. Assim, passaram a fazer parte da equipe o Diego Becker e o Fernando Eli, que entraram como sócios na empresa. “Entramos na Upload nessa fase de identificação de um novo caminho da empresa, e percebemos que a ação do ALI foi fundamental para nos guiar. Trouxemos aqui para dentro a ideia que tínhamos para um outro empreendimento, com produção de vídeos e criação de filtros. Foi por conta do programa que entendemos que podíamos aliar os serviços à Upload e dar um passo na consolidação do negócio, agregando conhecimentos e explorando juntos um nicho de mercado que tem um campo de atuação bastante fértil”, afirma Diego.
Para Aloísio, esse é o cenário que mostra o exemplo da inovação de mercado. “Nem sempre inovação está ligada diretamente a melhorias tecnológicas. O ALI atua nesse sentido de mostrar ao empresário que aplicar novas metodologias tanto na gestão quanto nos processos é uma maneira de inovar. A metodologia possibilita uma análise bem criteriosa das possibilidades que cada empreendimento apresenta e mostra os caminhos para a consolidação no mercado”, pontua o gestor.
O Agentes Locais de Inovação (ALI) existe há 11 anos e integra o programa Brasil Mais, do Ministério da Economia, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto. Através do ALI, o empresário consegue montar um projeto de atuação com foco na melhoria e no crescimento do negócio. Para aderir ao programa, basta entrar em contato com o Sebrae/SC através da landing page gov.br/brasilmais