21/08/2023

O papel do corretor na locação de imóveis

Profissional é determinante ao unir as necessidades de proprietários e inquilinos, garantindo que o processo seja conduzido de maneira transparente e benéfica para ambas as partes

Alugar um imóvel parece simples, mas na prática é uma operação que exige vários cuidados tanto por parte do proprietário quanto do futuro inquilino, com detalhes legais, financeiros e administrativos. Por isso, o corretor de imóveis desempenha um papel crucial como intermediário nesse processo: sua expertise e conhecimento especializado são essenciais para garantir que a locação seja realizada de forma eficiente, justa e legal para todos os envolvidos. 

“Numa locação de imóvel, tanto o dono quanto o inquilino têm responsabilidades e interesses que precisam ser protegidos ao longo do processo. A presença de um corretor acompanhando cada etapa garante uma experiência positiva e evita possíveis contratempos para ambas as partes”, afirma Eduardo Pedrini, coordenador do Núcleo Imobiliário da Associação Empresarial de Gaspar (Acig).

Cabe ao corretor a avaliação do imóvel, determinando um preço de aluguel que seja competitivo e justo com base na localização, infraestrutura da região, condições estruturais da propriedade e valores praticados no mercado. “É comum que o dono da casa, apartamento ou sala comercial queira enaltecer aquilo que lhe pertence. Então, alertar o cliente para que ele se enquadre na realidade local é um passo importante para que o retorno de uma locação seja realmente vantajoso. Colocar o valor de uma locação lá em cima derruba as chances de contrato, dependendo do imóvel”, declara o corretor Dionísio da Silva. Por ter conhecimento na área, as estratégias de marketing e divulgação também têm um caráter diferenciado quando desenvolvidas pelo profissional da área.     

Outro aspecto importante no processo e que cabe ao corretor de imóveis é a triagem de inquilinos. Verificar referências e histórico de locações anteriores, bem como avaliar a capacidade financeira do potencial inquilino para cumprir com o aluguel mensal é uma etapa que resguarda tanto o proprietário quanto o imóvel como um bem. Uma vez que o inquilino adequado é encontrado, o corretor auxilia na negociação dos termos do contrato de locação. Isso inclui detalhes como prazo do contrato, valor do aluguel, formas de pagamento, regras de manutenção e responsabilidades de ambas as partes.

O especialista em direito imobiliário, Henrique Chiummo, do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados, destaca a importância jurídica da presença do corretor de imóveis durante a locação. “Como esse profissional tem a responsabilidade de acompanhar todas as etapas do processo, cabe a ele também manter todas as partes envolvidas cientes dos passos que estão sendo executados. Para o proprietário é uma segurança a mais, pois é o corretor quem vai fazer a ponte com outras esferas que, inevitavelmente, participam da jornada – como por exemplo, profissionais que validam a veracidade de um contrato”, lembra. Assim, o corretor de imóveis trabalha em conjunto com advogados ou departamentos jurídicos para elaborar um contrato de locação sólido. Isso ajuda a proteger tanto o proprietário quanto o inquilino, definindo claramente os direitos e obrigações de cada parte.  

E, ao contrário do que se imagina, o papel do corretor não se encerra na assinatura do contrato: ele pode realizar o gerenciamento contínuo das demandas tanto do locador quanto do locatário durante todo o período de locação. “O corretor pode continuar atuando como intermediário, facilitando a comunicação entre as partes e ajudando a resolver eventuais problemas que possam surgir. Isso inclui questões de manutenção, renovação do contrato e outros assuntos relacionados”, observa o coordenador do Núcleo Imobiliário da Acig.


Legenda: Corretor de imóveis torna o processo de locação mais seguro.
Créditos: Bruno Costa