09/11/2023

O que é lipoenxertia, procedimento realizado pela modelo Isabeli Fontana após explante de silicone

Médico cirurgião plástico, Dr. Samuel Colman explica procedimento e suas vantagens tantos nos casos de cirurgias reparadora quanto estéticas 

O explante de silicone se tornou uma pauta constante nos últimos tempos, dada a grande quantidade de famosas que anunciaram terem passado pelo procedimento. A modelo Isabeli Fontana utilizou suas redes sociais no início de novembro para compartilhar com seus seguidores a decisão da retirada das próteses e a realização de uma lipoenxertia - procedimento que garante aparência mais natural e tem menor risco de rejeição, já que o preenchimento é realizado com a própria gordura do corpo da paciente. 

“Estou muito feliz desta maneira, sem muito volume, era o jeito que eu queria. Eu estou achando essa recuperação rápida até demais e estou me sentindo superbem”, relatou a modelo em parte dos seus vídeos publicados no story de seu perfil no Instagram. Ela também comentou que estava em seu 15º dia de recuperação e já podia fazer alguns exercícios.

Dr. Samuel Colman, cirurgião plástico há mais de 20 anos, comenta que a lipoenxertia é um procedimento cirúrgico no qual o tecido adiposo (gordura) é removido de uma parte do corpo, como abdômen, coxas ou flancos, por meio de lipoaspiração, e depois é injetado em outra área que necessita de volume ou preenchimento. Quando aplicado para reparar as mamas, a técnica é conhecida como enxerto de gordura mamária.

“A célula de gordura é rica em células tronco e por isso ela é tão importante quando se busca a regeneração do tecido local. Nas mamas ela é muito utilizada tanto para a finalidade estética para dar uma aparência mais natural ou até reparar casos mal sucedidos, quanto para a reparação em regiões irradiadas por radioterapia, eventualmente num câncer de mama”, explica o médico. 

Segundo o Dr. Colman, por utilizar  o próprio tecido do paciente, isso minimiza o risco de rejeição ou reações alérgicas, tornando-a uma opção mais natural em comparação com implantes mamários. “A lipoenxertia é uma cirurgia segura, com menor risco de complicações, como ruptura do implante ou contratura capsular. Hoje nós utilizamos muito na cirurgia de mama, principalmente pela crescente procura pela questão estética,  mas ela já era muito utilizada também para a região glútea e para harmonização facial”, comenta o especialista.  

Cresce busca por explante de silicone

O retorno à sala de cirurgia para retirar o silicone tem se tornado cada vez mais uma tendência. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, mostram que a procura pelo procedimento aumentou constantemente nos últimos anos - de 2018 a 2020, o número de mulheres que o realizaram cresceu de 14,6 mil para 25 mil.

Essa realidade é percebida no consultório do Dr. Colman,  onde muitas pacientes o procuram para tirar dúvidas sobre o procedimento. “A busca por uma aparência mais natural das mamas está virando uma tendência para um grupo de mulheres. Muitas dessas têm silicone há bastante tempo e decidem que querem mudar novamente, pois seus ideais de beleza e conforto já não são os mesmos que anos atrás. Seja por uma questão estética ou de saúde, é importante conversar com um bom médico que vai ajudá-la a tomar a melhor decisão”, finaliza o cirurgião plástico.


Legenda: Dr. Samuel Colman é cirurgião plástico há mais de 20 anos.
Créditos: Divulgação/Clínica Colman