Olimpíada global de robótica tem inscrições prorrogadas
Estudantes e voluntários podem se inscrever no World Robot Olympiad (WRO) até 31 de julho. Etapa nacional do evento acontece em Blumenau (SC) e campeões devem disputar final na Turquia
O World Robot Olympiad (WRO), olimpíada global de robótica que irá reunir estudantes de todo o país em Blumenau (SC) entre 14 e 15 de setembro, teve as inscrições prorrogadas para estudantes e voluntários até o dia 31 de julho. É possível se inscrever em wrobr.com.br/equipes.
Na etapa nacional da olimpíada será disputada a categoria RoboMission, em que os participantes devem construir e programar um robô capaz de resolver missões em um campo temático de maneira autônoma. O tema central do ano é “Aliados da Terra”, em que os participantes irão aprender mais sobre como os robôs podem ajudar os humanos a viver em harmonia com a natureza.
Os grupos etários são Elementary, para estudantes de 8 a 12 anos de idade, Júnior, para alunos de 11 a 15 anos e Sênior, para jovens de 14 a 19 anos de idade. Para participar, é preciso que os estudantes se reúnam em equipes formadas por dois ou três alunos, guiadas por um treinador de no mínimo 18 anos.
A etapa brasileira é organizada pela Robomind, empresa que desenvolve projetos educacionais de robótica para complementar a grade curricular e extracurricular das escolas. “Para voluntários, buscamos pessoas dedicadas e apaixonadas por educação e tecnologia. Qualquer habilidade que possa contribuir com o sucesso do evento é bem-vinda”, destaca André Brandão Sala, CEO da Robomind.
Conheça as temáticas por modalidade
Elementary: As pessoas da aldeia decidiram que querem cultivar sua própria comida. Eles têm uma fazenda compartilhada para que todos possam ter frutas e vegetais saudáveis, e algumas galinhas, então têm ovos frescos. O problema é que todos têm vidas ocupadas, então precisam de um robô que os ajude a verificar os vegetais, coletá-los e regar o jardim.
Júnior: Cidades verdes têm várias vantagens que ajudam a melhorar a qualidade de vida de seus residentes e a viver em harmonia com a natureza, como ar mais limpo, mais parques, jardins e energia renovável. O robô ajudará a transformar uma cidade em um lugar mais verde, criando novos parques, ajudando as pessoas a fazer um jardim e utilizando energia renovável.
Sênior: É preciso estar preparado para a possibilidade de desastres naturais e desenvolver novas tecnologias e estratégias para mitigar os efeitos dessas catástrofes e reconstruir comunidades. Os robôs podem alertar com antecedência para a iminência de um desastre, prevenir danos excessivos e auxiliar em resgates e reconstruções. O robô construído deve ajudar a restaurar uma cidade após um desastre natural, reconstruindo casas, limpando as ruas de entulhos e reparando os canos de água.