24/08/2021

Onda ESG: como a Texneo está transformando a produção de malhas para a moda global

Com presença em 18 países, mais de 400 colaboradores e 2 mil marcas atendidas, entre grandes magazines e empresas brasileiras, a companhia alia práticas de desenvolvimento fabril à gestão de pessoas para tornar-se cada vez mais sustentável

Os princípios de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG – responsabilidade ambiental, social e corporativa, em tradução livre) nunca estiveram tão presentes nas discussões empresariais. Isso porque as boas práticas são fundamentais para 84,95% dos consumidores jovens, segundo levantamento lligado ao Fórum Econômico Mundial e 90% dos investidores ouvidos pelo Bank Of America levam estes fatores em consideração na tomada de decisão. De olho neste movimento de mercado, a Texneo, uma das maiores marcas na produção de malhas para sportswear, beachwear e underwear do país, reforça sua estratégia sustentável.

A companhia, que está presente em mais de 18 países, criou o selo TexneoGreen, que certifica uma série de iniciativas para uma fabricação com menor impacto ambiental. Entre as de maior destaque estão a presença de malhas sustentáveis em seu portfólio de artigos, gestão dos resíduos, com descarte correto de químicos e compensação ambiental de 22% das embalagens, de acordo com a política nacional de resíduos sólidos, ainda conta com logística reversa, produção têxtil mais sustentável, certificações internacionais como Oekotex e adesão ao programa ZDHC, além do apoio ao movimento Sou de Algodão. Há ainda a preocupação com o processo de estamparia, atualmente realizado através de técnica de impressão digital, processo moderno, reduzindo consideravelmente o consumo de água e geração de resíduos. O volume de água utilizado pelo processo industrial, passa ainda pela estação especial de tratamento e retorna ao meio ambiente.

Anna Paula Tarnovski, diretora industrial da Texneo diz que o selo próprio foi desenvolvido para valorizar iniciativas internas e que muitas delas já foram reconhecidas, inclusive, por certificações de mercado. “Somos reconhecidos internacionalmente por certificações como a Oeko-tex, que comprova através de análise laboratorial em nossas malhas e insumos, a não utilização de produtos tóxicos ou nocivos à saúde humana em nossos produtos. Realizamos a gestão dos insumos químicos em conformidade com MRSL ZDHC, para garantir que nossos efluentes atendam aos requisitos de saídas mais limpas. Além disto, possuímos Classificação Ouro na certificação ABVTEX que nos confere um título de Fornecedor e/ou subcontratado aprovado no Programa ABVTEX que possui um conjunto de práticas, superior ao atendimento dos requisitos de responsabilidade social básicos exigidos e com atendimento dos requisitos ambientais e de governança/compliance, As práticas que adotamos vão além daquelas obrigações legais e mostram que acreditamos na tecnologia e na nossa responsabilidade para o desenvolvimento de malhas de qualidade, durabilidade e, ao mesmo tempo, sustentáveis. É possível implantar boas práticas e manter também a sustentabilidade financeira do negócio”, diz.

Resultado verde na linha de produtos

Outra iniciativa da Texneo para o fortalecimento da imagem na frente de ESG é a linha de produtos com o selo Green Fiber de sustentabilidade, que atesta o uso de boas práticas para redução de desperdício e melhor aproveitamento de recursos em seu desenvolvimento.

“Esse resultado é a soma de esforços em todas as frentes da empresa. Além do próprio desenvolvimento dos produtos, atuamos em iniciativas de cunho social, apoiamos o movimento Unidos pela Vacina, patrocinando equipamentos para vacinação no município de Indaial. Somos signatários da ODS em Santa Catarina e trabalhamos com projetos para atender 9 dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Somos pioneiros no município de Indaial através do projeto social de inclusão no mercado de trabalho para jovens de uma escola municipal da comunidade que a Texneo está inserida. E disponibilizamos recursos para projetos aprovados por leis federais de incentivo à cultura, ao esporte, ao fundo da infância e adolescência e do idoso, reforça Janaina Schaefer, gerente de DHO da Texneo.

ESG é, afinal, uma junção de esforços que vão além do resultado comercial de curto prazo. A Texneo ajuda e impacta positivamente a comunidade para um crescimento global do cenário em que está inserida.

 


Legenda: Onda ESG: como a Texneo está transformando a produção de malhas para a moda global
Créditos: Divulgação
Legenda: Companhia criou o selo Texneo Green
Créditos: Divulgação