Pai e filhos dividem rotina e histórias no Grupo Reunidas
José Lauro Carneiro soma 36 anos na empresa e vê com orgulho Luana e Felipe seguindo sua trajetória profissional
Quando José Lauro Carneiro entrou no Grupo Reunidas, ainda na década de 1980, nem imaginava que, muitos anos depois, teria seus filhos trabalhando ao seu lado na mesma empresa. Hoje, aos 52 anos, o gerente de tráfego carrega não só a experiência de 36 anos de serviço, mas também o orgulho de ver Luana e Felipe seguindo pelos mesmos corredores da sede da tradicional companhia de transporte rodoviário que fica em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina.
O filho mais velho, Felipe José Carneiro, de 27 anos, chegou há cerca de um ano e hoje é analista de suporte. Já a filha mais nova, Luana Vitória Carneiro, de 19 anos, iniciou sua trajetória em 2023 como jovem aprendiz e hoje exerce a função de auxiliar no Departamento Pessoal. Além do pai, Luana também conta com a presença da mãe no ambiente de trabalho: Lucilei Castanheiro Carneiro, analista financeiro. Ela e José se conheceram justamente na Reunidas.
A família Carneiro representa uma realidade comum dentro do Grupo Reunidas, que está prestes a completar 75 anos de estrada. Entre motoristas, mecânicos, atendentes e administrativos, não são raros os casos de famílias inteiras que trabalham juntas, passando de geração em geração o vínculo com a empresa.
Para José Lauro, ver os filhos construindo suas carreiras no mesmo lugar onde ele cresceu profissionalmente é uma mistura de orgulho e emoção. “É muito gratificante ver o crescimento deles, através do esforço próprio, em um processo similar ao que passei, galgando cada degrau com responsabilidade”, afirma. José iniciou na empresa como cobrador, ainda muito jovem. Depois ele passou a exercer a função de agente de vendas, até se tornar gerente de tráfego.
Como pai, ele diz que sempre buscou reforçar valores que considera inegociáveis. “Simplicidade, honestidade e caráter são coisas que não se compra em loja e ninguém lhe dá ou tira. Só você pode conquistar e manter”, reforça. A paternidade, segundo José, também moldou sua postura dentro e fora de casa. “Ser pai me ensinou sobre responsabilidade e a importância do exemplo, procurando sempre o melhor para eles”, comenta.
Sobre a experiência de levar para dentro do ambiente onde construiu sua carreira - e que fez parte da infância dos filhos, que muitas vezes iam visitá-lo - José acredita que a presença de diferentes gerações no mesmo espaço profissional fortalece vínculos, estimula a troca de experiências e mantém viva a memória de quem ajudou a escrever a história da organização.
Para ele, essa convivência é um exemplo de como empresas que valorizam o capital humano conseguem unir tradição e renovação, preservando valores enquanto se adaptam aos novos tempos. “Cada vez mais demonstra ser a família Reunidas. É muito gratificante e faz com que tenhamos cada vez mais compromisso com a empresa e com a própria família. É muito importante a valorização que a empresa tem para com seus colaboradores”, conclui.