28/05/2025

Para além do hype, oportunidades reais e sustentáveis de IA já impulsionam mercado de energia

AMcom aponta estratégias e exemplos de tecnologias de inteligência artificial no setor em painel do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), que ocorre em junho, no Rio de Janeiro (RJ)

A eficiência energética combinada com novas tecnologias é tema cada vez mais presente no setor brasileiro de energia e não poderia deixar de ser abordado no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), que ocorre nos dias 11 e 12 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). O evento vai reunir uma série de especialistas e lideranças do setor e uma das questões a serem abordadas diz respeito à realidade da aplicação de inteligência artificial (IA) atualmente. 

Para a AMcom, empresa especializada em transformar negócios com tecnologia, há muita oportunidade para além do hype do assunto. A empresa, que marca presença no painel Inteligência Artificial, Clima e Transição, vai apresentar não só tendências, mas cases de IAs já em operação nas empresas brasileiras e reforça: existe muita discussão sobre a implementação de novas tecnologias, mas é importante destacar que projetos sob medida podem ser eficientes e com ótimo custo-benefício.   

Soluções de gestão e análise de dados, além de automação de processos, simplificam a rotina operacional enquanto garantem informações estratégicas para a melhoria contínua. No painel do Enase, a AMcom ajudará a desmistificar a complexidade da inteligência artificial e mostrará que ela é aplicável dentro da realidade da regulamentação do setor energético, e que contribui para a sustentabilidade e a eficiência energética.  

Junto dos executivos Maximiliano Andres Orfali (presidente da Lactec), Donato Filho (diretor da Volt Robotics) e Julio Alberto Dias (head em ferramentas analíticas da PSR), Rodrigo Strey, vice-presidente da AMcom, vai apresentar cases de grandes companhias que já aplicam soluções de IA.  A empresa também estará na Estação de Negócios 01, durante todo o evento. 

O momento da IA no setor energético 

De acordo com a PwC, 35% das organizações ligadas ao setor energético no mundo estão usando IA. No Brasil, o estudo apontou que 74% dos executivos acreditam que entre os benefícios de eficiência alcançados por soluções de IA está a redução de atividades rotineiras e burocráticas no curto prazo. 

Para a AMcom, existe uma necessidade latente de melhorias na gestão de companhias do setor energético, embora existam gargalos e questões regulamentares que dão a impressão de que a IA está longe da realidade das empresas. No entanto, desenvolvimentos personalizados e com ganhos reais, que podem ser comprovados ao longo do uso, já são realidade e aplicáveis em processos tradicionais. Inovar não quer dizer romper com o que já existe, mas trazer mais simplicidade, agilidade e controle sobre o que já existe. E a inteligência artificial já faz isso. 

SERVIÇO: 

O quê: painel do Enase: Inteligência Artificial, Clima e Transição, que vai discutir impactos da IA para o setor 

Quando: 11 e 12 de junho, durante o Enase 2025 

Onde: Hotel Windsor Oceânico – Rio de Janeiro 

Como participar: mediante inscrição, no link enase.com.br 


Legenda: Rodrigo Strey, vice-presidente da AMcom
Créditos: Daniel Zimmermann
Legenda: Para além do hype, oportunidades reais e sustentáveis de IA já impulsionam mercado de energia
Créditos: Divulgação - Freepik