30/05/2025

Parceria entre Brother e Senac Santo Amaro gera materiais práticos para apoiar o microempreendedor individual

Projeto foi realizado pelo Centro de Inovação no Comércio da entidade em parceria com a Brother, empresa que disponibiliza equipamentos de costura para a instituição de ensino.

Uma parceria entre a Brother Brasil e o Senac Santo Amaro, em São Paulo, está trazendo novidades importantes para quem trabalha com costura, artesanato ou tem um pequeno negócio. Tratam-se de materiais com linguagens didáticas e acessíveis para ajudar microempreendedores a aprimorar sua produção, organizar melhor o negócio e se destacar no mercado.

A ação faz parte de um programa de extensão do Centro de Inovação em Comércio (CIC), do Senac, voltado à criação de soluções para o setor comercial. O projeto iniciou em 2023 e teve duração de dois anos. A partir de uma pesquisa profunda com empreendedores, indicados pela Brother, os pesquisadores do Senac identificaram as principais dificuldades de costureiras, artesãos e empreendedores que utilizam equipamentos da marca no dia a dia. O resultado foram três produtos educativos: duas pílulas em vídeo e uma cartilha digital, desenvolvidos para facilitar a rotina e apoiar o crescimento dos pequenos negócios. 

Voltados especialmente para microempreendedores individuais MEI, os vídeos explicam, de forma simples, a importância da formalização e o seu na economia, além de oferecer orientações sobre como calcular corretamente o custo dos produtos. Já a cartilha oferece um panorama completo sobre planejamento de novos negócios, diferenciação entre MEI e ME, obrigações fiscais e trabalhistas, gestão financeira e tendências de mercado.

“Esse material ficou rico em informações e nos direciona ao tratamento que devemos fornecer ao consumidor dos equipamentos Brother. Para nós, a parceria com o Senac reforça o compromisso com o crescimento do microempreendedor e com o desenvolvimento da sociedade”, afirmou Paulo Akashi, diretor de Vendas da Brother.

Os dados da pesquisa que originaram os materiais didáticos, indicaram, inclusive, o quanto a marca - que é reconhecida pela produção de máquinas de costura, bordado, corte, sublimação e soluções em impressão digital - também se destaca pela sustentabilidade. “Um fato que ficou bastante evidente com as respostas da pesquisa é o quanto a Brother oferece suporte para que a produtividade seja eficiente, limpa, sem desperdícios e, ainda, inclusiva, atingindo pessoas com deficiência que tenham interesse nas atividades que os equipamentos Brother podem auxiliar”, destacou João Paulo Gomes, professor de pós-graduação do Senac.

Além do desenvolvimento deste projeto de extensão, a Brother também disponibiliza equipamentos para os cursos de moda, design e arquitetura do Senac, fortalecendo o vínculo entre educação, inovação e mercado.


Legenda: Pilulas em vídeo e apostila digital foram desenvolvidas para apoiar o MEI.
Créditos: Divulgação