20/10/2021

Parque Una Pelotas ganha mais 15 hectares de área, 20 torres e 64 lotes comerciais

Bairro planejado foi lançado em 2015 pela Idealiza e considerado o melhor projeto de loteamento pelo GRI Awards 2019. Expansão chancela sucesso da iniciativa, que hoje já reúne mais de 1,2 mil pessoas vivendo e trabalhando no espaço

Uma estrutura de loteamento fechado, mas sem muros. Acesso rápido e bem desenvolvido, união entre moradia e trabalho. Essas são apenas algumas das características do Parque Una, bairro planejado desenvolvido pela Idealiza em Pelotas. O sucesso do projeto, que conta com premiações nacionais como o GRI Awards 2019 e o Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, foi chancelado nesta terça-feira (19), em evento com autoridades do município, quando a Idealiza anunciou a expansão do bairro.

Nesta nova fase, o Parque Una ganha mais 15 hectares de área, 20 torres – aproximadamente 3 mil unidades residenciais e 750 unidades comerciais – e 64 lotes comerciais. Fabiano de Marco, sócio da Idealiza, diz que esta nova etapa mostra a valorização das pessoas pela proposta de um bem viver e uma construção coletiva onde o convívio é valorizado. “Hoje o bairro já conta com 19 hectares e esse crescimento exponencial de área vem para atender a um pedido que ouvimos desde o lançamento do projeto, onde as pessoas abraçaram esse estilo e viram todos os benefícios de conviver em um ambiente bem projetado, onde a qualidade de vida é referência”, destaca.

Com uma urbanização que valoriza o trânsito de pessoas, o Parque Una é um bairro sem muros, com construções de design diferenciado. Destacam-se, por exemplo, o prédio residencial Flow Live, vencedor da 8ª edição do Prêmio Saint-Gobain AsBEA e o playground desenvolvido pela empresa holandesa CARVE, referência mundial na construção desse tipo de espaço. “O projeto é uma materialização de uma nova visão para as cidades brasileiras, trazendo um ambiente completo para os moradores. Além disso, tem uma estrutura organizacional que garante a manutenção dos espaços, o que irá manter o ambiente em ótimas condições de infraestrutura por prazo indeterminado”, avalia Fabiano.

Atualmente o projeto tem mais de 190 mil metros quadrados onde estão distribuídos edifícios residenciais e de serviços, espaços comerciais de pequeno, médio e grande porte e ampla área de convivência, com ambientes para caminhadas, lagos artificiais, espaços para piqueniques, entre outros atrativos.

Expansão também beneficiará trânsito da região

Entre as novidades do projeto de expansão do Parque Una, está o desenvolvimento de um anel viário, que circunda o Shopping Pelotas, e o novo acesso ao lado do Fórum, que tornará a circulação mais prática na região. 

Outra conexão viária também irá conectar o Una ao condomínio Lagos de São Gonçalo, outro projeto da Idealiza. "A ideia é facilitar ainda mais a conexão entre os principais pontos da cidade, e criar vias alternativas para que, mesmo em longo prazo, os moradores da região tenham boa mobilidade e mantenham a qualidade de vida que tanto prezamos nos projetos que executamos", destaca Ricardo Costa, sócio da Idealiza.

A previsão de entrega da nova etapa de expansão é para junho de 2023.


Legenda: Sócios da Idealiza em evento que anunciou a expansão do Parque Una
Créditos: Divulgação
Legenda: parque Una, Pelotas
Créditos: Divulgação
Legenda: Parque Una Pelotas ganha mais 15 hectares de área, 20 torres e 64 lotes comerciais
Créditos: Divulgação