16/11/2020

Pequenos negócios iniciam adesão ao Pix

Empreendedores já se preparam para agilizar movimentação financeira e buscam nas fintechs apoio para garantir giro de caixa com segurança e facilidade

A demora na compensação de boletos bancários e nas vendas via cartão de crédito foi uma das questões que levou Pedro Scopino a buscar uma fintech a parceira para a gestão financeira do seu negócio. O dono da Auto Mecânica Scopino, de São Paulo (SP), conheceu então a Pagueveloz, fintech focada em meios de pagamentos para pequenos negócios, com forte atuação no segmento automotivo.

Com a conta digital, Scopino conseguiu reduzir o custo da emissão de boletos, antecipar recebimento do cartão, simular vendas à prazo e movimentar mais rapidamente o caixa. E agora, espera que tudo isso seja ainda mais rápido e eficiente com o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, que entra em vigor nesta segunda-feira (16). Ele já cadastrou suas chaves na conta digital. “Acredito que será um diferencial para os negócios, com custos ainda mais reduzidos e agilidade também nas transferências entre diferentes instituições bancárias, já que a compensação dessas transações vai acontecer em poucos segundos. Para os pequenos negócios sem dúvida será um diferencial importante, garantindo a movimentação das finanças para facilitar investimentos, negociação com fornecedores e aposta em novos produtos ou serviços”, avalia o empreendedor.

Para aderir ao Pix, não tem segredo. Basta que o empreendedor acesse o sistema de sua conta bancária e escolha a sua chave, que pode ser um e-mail, número do celular, CPF ou CNPJ. “Com isso, meu cliente não vai precisar de todos os dados bancários da oficina para fazer uma transferência. Bastará informar minha chave e efetuar a transação. Esse processo simplificado nos dá mais autonomia para cuidar do negócio em si e reduzir o tempo desperdiçado com burocracia”, diz.

Paulo Gomes, CEO da PagueVeloz, acredita que as adesões ao novo sistema devem disparar assim que o Pix entrar em vigor. “Muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre a eficiência do sistema. Acredito que assim que perceberem as facilidades de se usar essa nova solução, que terá custo reduzido, agilidade e simplicidade nos processos, a adesão será em massa”, salienta.

Na PagueVeloz, 17% dos clientes cadastraram suas chaves na primeira quinzena de outubro, assim que a opção foi liberada na conta digital da empresa. Atualmente mais de 500 mil contas digitais estão ativas na empresa, que tem como público-alvo pequenos e médios negócios dos segmentos automotivo, de varejo e serviços. Na conta digital da PagueVeloz, os clientes podem pagar e receber contas, emitir boletos, solicitar maquininha para recebimento via cartão, antecipar estes saldos e até mesmo solicitar crédito.


Legenda: App da PagueVeloz traz opção de uso do Pix
Créditos: Reprodução
Legenda: Paulo Gomes, CEO da PagueVeloz
Créditos: Rodrigo Parucker
Legenda: Pedro Scopino - empreendedor aderiu ao Pix
Créditos: Divulgação