Pet Places se tornam um diferencial do mercado imobiliário
Pesquisa mostra que o Brasil é o segundo país com mais animais de estimação no mundo. Construtoras aproveitam o crescimento para oferecer um novo produto para o público
É comum que hoje os animais de estimação sejam tratados como membros da família - de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os lares já têm mais de 139,3 milhões de animais de estimação, o que coloca o Brasil em segundo lugar no ranking mundial da categoria. Considerando esse crescimento expressivo dos animais de estimação, muitos prédios e condomínios vêm adaptando os espaços de lazer, com a adesão aos pet places: espaços inteiramente pensados para os companheiros de quatro patas.
Os empreendimentos que oferecem esse ambiente têm se tornado um diferencial no mercado imobiliário. “Quem mora em apartamento sabe que o espaço é limitado, e muitas vezes na correria do dia não sobra tempo para passear com o animal. Por isso, temos investido em pet places, onde os donos podem levar os seus bichinhos para passear e brincar. Muitos espaços possuem brinquedos específicos para gatos e cachorros," diz Gilbert Serpa, diretor da Serpa Construtora e Incorporadora.
A empresa tem apostado em imóveis com diferencial construtivo e investido em soluções como a dos Pet Places. “A grande parte das pessoas que vão comprar ou alugar um imóvel sempre perguntam se o local permite animais. Pensar em espaços que possam beneficiar esse público é ideal para o mercado imobiliário,” acrescenta.
Entre os empreendimentos da empresa que já contam com estes espaços estão o Zuleben, que traz conceitos de coliving e vários espaços de convivência além do pet place - como rooftop, coworking, academia e bicicletário; e o Dorfhaus, com 26 apartamentos e previsão de entrega para 2024.
Vantagem do um pet place para os animais
Além dos animais terem um espaço próprio para brincar, os pet places ajudam a manter a saúde dos bichinhos de estimação, já que muitos ficam horas dentro dos lares enquanto os donos saem para realizar alguma atividade da rotina. O passeio e brincadeiras realizadas dentro do ambiente residencial estimulam a saúde física e mental dos pets, ajudando a evitar doenças causadas pelo estresse.