Pigmento inorgânico proporciona cores vivas e estáveis ao concreto. Confira possibilidades de uso
Solução de fácil aplicação e alta durabilidade é uma opção de ótimo custo-benefício para a indústria da construção, principalmente em ciclovias e ciclofaixas. O especialista da Camargo Química explica as vantagens do produto
Seja para finalização da obra ou ainda para sinalização, a pintura de um ambiente, especialmente externo, pode ser desafiadora, ainda mais quando se leva em consideração a durabilidade das opções tradicionais. Para garantir melhor aplicabilidade e resistência, novas soluções ganham espaço no setor, como os pigmentos.
Essa solução, que pode ser aplicada diretamente no concreto e na argamassa, é desenvolvida à base de óxido de ferro sintetizado, e é comercializada de forma pronta para uso. Julio Vechim, especialista da Camargo Química, que desenvolve soluções sustentáveis para a construção, incluindo o pigmento Ferrox Color, explica os benefícios do produto.
“Como desenvolvemos o pigmento especialmente para o concreto e a argamassa, levamos em conta as particularidades desses insumos. Assim, um pigmento ganha melhor dispersão, porque se conecta totalmente à base, e proporciona cores mais vivas e estáveis”, explica. Além disso, o uso do pigmento elimina uma das etapas de finalização de uma obra, que é a pintura. “Aplicado o concreto ou a argamassa, não há necessidade de repintar, o ambiente já está pronto”, reforça.
Por ser altamente resistente aos raios ultravioletas e a intempéries, a solução de pigmento para concreto é também indicada para ambientes de sinalização, em espaços abertos, além de obras com exposição a mudanças climáticas. Preto, marrom, vermelho, laranja e amarelo, já são tonalidades disponíveis para esse tipo de aplicação.
“É importante salientar que a dosagem e as indicações de aplicação e armazenagem dadas pelo fabricante devem ser observadas, para garantir a eficiência do produto. Os pigmentos são cada vez mais procurados, seja em obras industriais, telhados ou peças decorativas, é uma opção que agrega valor ao ambiente e promove custo-benefício com agilidade construtiva”, finaliza o porta-voz da Camargo Química.
Combinação que muda cenário das ciclovias no Brasil
Vechim reforça ainda que a substituição do asfalto comum pelo concreto aliado ao pigmento causa um impacto altamente positivo no desenvolvimento de espaços, especialmente as ciclovias. Fundamentais para a mobilidade do país, hoje existem cerca de 4 mil km dessas vias no Brasil. Com o asfalto comum, a manutenção é recorrente.
“Já na aplicação do pavimento urbano de concreto, chamado PUC, pode-se ter uma resistência de quase 30 anos até a necessidade de manutenção. Com a mistura do pigmento, a sinalização é completa no momento da construção, sendo ainda mais aderente e eficiente, gerando ótimo custo-benefício no longo prazo e segurança aos usuários”, finaliza o especialista.