07/12/2022

Planejamento institucional 2023: como a tecnologia pode apoiar a sua escola

*Por Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft, empresa de soluções para gestão educacional

O planejamento de uma instituição de ensino envolve diversas áreas, desde o pedagógico até o financeiro, e todas são igualmente importantes. Essa organização engloba o desenvolvimento de um calendário pedagógico, onde haja ações programadas para datas comemorativas ou especiais para a instituição ou para a região em que está localizada.

O uso do espaço físico da instituição também deve figurar neste planejamento, já que, além de saber se haverá espaço para todos os alunos matriculados, também é importante organizar o uso de laboratórios de informática e ciências, teatro e auditório. A inclusão de reuniões pedagógicas com professores, pais e responsáveis, além de conselhos de classe também faz parte do planejamento.

Com relação à parte financeira, a instituição deve ficar atenta para lidar com alunos inadimplentes, já que as mensalidades e outros valores pagos pelos alunos são utilizados para viabilizar melhorias na infraestrutura da escola, aquisição de equipamentos, pagamentos de contas e salários de professores e outros colaboradores.

Para fazer com que este planejamento seja o mais assertivo possível, prevendo situações que possam acontecer ao longo do ano letivo, o uso da tecnologia pode apoiar as instituições de ensino na organização, evitando desperdício de tempo ou dando prazo suficiente para gerir crises - tanto financeiras quanto pedagógicas.

Dicas para o melhor planejamento para 2023

  • Tenha dados centralizados para facilitar a consulta

Na era da transformação digital e internet, muito se fala sobre dados. Estamos fornecendo e coletando dados o tempo todo, mas de nada adianta investir na coleta destes se não forem armazenados corretamente, analisados e centralizados. Para avaliar a questão pedagógica institucional, a consulta aos dados é fundamental: notas, frequência, ocorrências, abertura de materiais complementares enviados no ambiente virtual da escola, entre outros.

O uso de uma plataforma integrada com outros sistemas escolares pode ajudar a organização da sua escola, sendo possível a extração de dados, lançamento destes no sistema, e centralização, para que seja de fácil consulta, tanto para a área administrativa quanto pedagógica da Instituição de Ensino.

  • Consulta aos alunos, pais e responsáveis

Uma dica interessante é ouvir alunos e pais no planejamento para o próximo ano letivo. Juntos podem obter insights interessantes para agregar às estratégias para o ano letivo. Você pode levantar pontos importantes para sua instituição e pedir para que eles opinem, usando para tal a agenda digital ou do portal do aluno. Para mensurar melhor os resultados, o ideal é que as perguntas sejam de resposta fechada.

  • Uso de software de gestão escolar

Com a transformação digital e automação de processos em todos os setores da sociedade, porque não investir em tecnologia para a sua instituição de ensino também? Um bom software de gestão escolar ajuda você a coletar informações e centralizá-las, permite melhor comunicação com alunos, professores e colaboradores, fornece um ambiente completo para que o aluno e responsáveis possam consultar informações como notas e materiais de apoio disponibilizados pelo professor, e muito mais.

Além disso, também é possível conferir indicadores financeiros, permitindo o planejamento para o próximo ano letivo. Você também fica por dentro de informações sobre alunos inadimplentes e pode oferecer as melhores opções para que o débito seja quitado. Matrículas e rematrículas ficam facilitadas através de uma plataforma online.

Garanta o melhor ano letivo

O planejamento estratégico para 2023 deve ser iniciado o quanto antes, portanto se você ainda não tem o seu, é o momento de parar, olhar para os resultados de 2022 e estruturar o novo ano letivo com calma. Assim você garante que a equipe docente tenha tempo para analisá-lo e sugerir mudanças, caso haja necessidade.

É sempre bom lembrar que um bom planejamento pedagógico inclui objetivos e estratégias bem definidos, um olhar crítico para o ano que passou e a confecção participativa dos objetivos.


Legenda: Planejamento institucional 2023: como a tecnologia pode apoiar a sua escola
Créditos:
Legenda: Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft
Créditos: Divulgação