09/11/2022

Plataforma da Edusoft facilita rematrículas para alunos do ensino superior

Reta final de ano é o momento para os acadêmicos pensarem em renovar o contrato para manter a rotina e os estudos para o próximo período

O ano letivo é cheio de desafios para estudantes de todos os níveis e no  ensino superior, vem chegando o momento de pensar na rematrícula para continuação dos estudos. De 2002 a 2020, o número de alunos na educação superior passou de 3,5 para 8,68 milhões. No período, 1,12% a mais de estudantes concluíram a graduação. Os dados são do último Censo da Educação Superior, de 2020.

Muitas coisas são levadas em conta neste momento, como finanças, afinidade com o curso e perspectivas para o mercado de trabalho. Mas independentemente de todas as questões, o excesso de burocracias ou processos complicados incomodam qualquer estudante.

Portanto, instituições de ensino que utilizam o Mentor Web, a plataforma de gestão educacional da Edusoft, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para instituições de ensino, saem na frente no quesito desburocratização da rematrícula. “O mundo todo está conectado e todos os estudantes estão acostumados a efetuar diversos processos de forma virtual. Não poderia ser diferente com a rematrícula, este momento tão sensível para os estudantes que pode levar ao sucesso da jornada de estudos de uma pessoa”, diz Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft.

Através do Mentor Web, todas as partes interessadas têm melhor visualização e maior facilidade de gestão de matrículas e rematrículas. O aluno pode fazer sua pré-matrícula para o próximo período, com a possibilidade de escolher disciplinas e turmas oferecidas para o seu curso. “O acadêmico também tem controle sobre sua matrícula, podendo fazer ajustes no período determinado pela instituição de ensino. Mas somente são mostradas as disciplinas que o aluno pode se matricular, fazendo validação de horários, pré-requisitos e co-requisitos”, afirma o gestor.

Para a universidade ou faculdade, os benefícios também são inúmeros. A plataforma da Edusoft permite que seja feita a configuração dos documentos exigidos para a matrícula e rematrícula. Além disso, estão disponíveis funcionalidades como controle de choque de horários e vagas, emissão de documentos como requerimento ou comprovante de matrícula, ficha cadastral, entre outros. O portal também impossibilita rematrículas de alunos em situação irregular, trancamento e destrancamento de matrículas, transferência interna e externa de cursos, além de outros vários recursos.

Através do calendário acadêmico, a instituição pode registrar atividades como período de rematrículas, de trancamentos e outros eventos importantes para a instituição de ensino e para os acadêmicos.

“O objetivo é facilitar a gestão da rotina do gestor acadêmico. O período de matrículas e rematrículas é bastante conturbado na universidade devido à grande quantidade de informações que são trocadas entre a coordenação e os acadêmicos. Portanto, automatizar este processo, possibilitando a rematrícula de forma online, é uma melhoria para a instituição de ensino, que pode analisar mais facilmente os dados coletados, e para o estudante, que pode fazer tudo à distância e com transparência”, diz Michel.

Gestão educacional para benefício de todos

Atualmente, são 300 instituições e redes de ensino, da educação infantil até universidades e grandes grupos educacionais, que utilizam as soluções da Edusoft e mais de 500 mil alunos são beneficiados. A plataforma proporciona o gerenciamento de todo o ciclo de vida do cliente, desde a área comercial e financeira até as avaliações, processos seletivos e inscrições online, passando por biblioteca, secretaria e relacionamento entre família e escola.


Legenda: Plataforma da Edusoft facilita rematrículas para alunos do ensino superior
Créditos: Divulgação