08/06/2021

Plataforma une informações, serviços e produtos do setor têxtil em Gaspar

O website Costurando Gaspar nasceu da vontade de promover um evento presencial do segmento na Capital Estadual da Moda Infantil. A iniciativa foi concretizada pela Ampe e tem o apoio da Acig e do poder público

A ideia original era promover uma feira presencial da cadeia de consumo têxtil. Mas vários pontos precisariam ser observados: além da pandemia do coronavírus ainda estar presente, a maior parte dos integrantes do segmento é de micro e pequenos empresários, que deveriam fazer todo um remanejamento e investimento para participar do evento – fato limitador para a participação de todos. E foi durante uma reunião do Núcleo Têxtil da Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Gaspar, que atua em parceria com o Núcleo Têxtil da Associação Empresarial da cidade (Acig), que surgiu o primeiro esboço da plataforma Costurando Gaspar.

Recentemente lançado, o portal tem o objetivo de reunir a oferta de produtos e serviços do segmento como insumos, produtos prontos, terceirização de processos de produção, oportunidade de negócios, cursos de capacitação e aprimoramento, além de informações sobre a área, por meio de um blog hospedado. E também tem um aspecto social: a divulgação de vagas de emprego, sem custo para o anunciante. O Sistema Nacional de Empregos (Sine) é um parceiro do Costurando Gaspar e está presente no website com as oportunidades no mercado de trabalho da cidade. “Essa célula social precisava estar evidente num projeto tão grandioso como esse. Temos a plataforma como um LinkedIn da área têxtil”, menciona Douglas Junkes, coordenador do Núcleo Têxtil da Acig.

Para ele, o potencial da iniciativa está diretamente ligado ao papel do segmento têxtil na economia local. “Demandava muito para uma região como a nossa, com cerca de mil confecções e 1,5 mil empresas têxteis dentro da cadeia. Em Gaspar, o segmento é um dos maiores empregadores, com cerca de 9 mil trabalhadores registrados. Então é muito importante uma via de comunicação no setor, tanto para as oportunidades de trabalho que surgem quanto na movimentação de produtos e geração de negócios. O Costurando Gaspar tem tudo para crescer muito mais e ser uma referência, inclusive, para outras cidades da região”, comenta Douglas.

Segundo os idealizadores do projeto, a plataforma vem passando por melhorias constantes, ao passo que a adesão dos usuários também vem aumentando. Adriano Geyer é empresário têxtil e especializado em tecnologia da informação. Foi ele quem desenvolveu o layout e a estrutura do Costurando Gaspar e é o responsável por gerenciar a plataforma. “A parte do Market Place, obviamente, tem um custo por uma questão de manutenção, de gerenciamento. Existe todo um trabalho para que a plataforma funcione e atinja o objetivo de realmente gerar negócios. Mas o investimento é muito baixo comparado ao retorno que o comércio online traz ao empresário. O formato do Costurando Gaspar é um exemplo de como é possível unir benefícios tanto para o empresário quanto para o consumidor, tanto para o empregador que busca mão-de-obra qualificada quanto para o trabalhador que precisa de um espaço no mercado”, comenta Geyer.

Ele salienta que outra questão importante é a intenção de ajudar facções e costureiras a melhorar suas ofertas de serviços, centralizando-os em um canal, além de promover uma padronização de preços. “Atualmente por não termos um mapeamento e união das costureiras de forma estruturada é difícil a localização desta mão de obra. O que leva a outro fator: uma homogeneidade dos preços de mercado acabam sendo praticados. O que desejamos é criar um modelo de negócio com preços justos, com um balizador de valores regulado pelo mercado, gerando riquezas que fiquem na nossa cidade e ajudem a melhorar a qualidade de vida e renda das costureiras”, comenta Adriano.  

O endereço da plataforma é www.costurandogaspar.com.br . Além do Núcleo Têxtil da Acig, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo (DEL), também é apoiadora do projeto. 


Legenda: Portal busca reunir segmento têxtil na oferta de produtos e serviços.
Créditos: