Pomerode lança novos roteiros da Rota do Imigrante
Caminhos foram oficialmente apresentados em um evento na cidade mais alemã do Brasil, nesta quarta-feira (16), e oferecem gastronomia, produtos artesanais, compras e experiências em propriedades rurais
Os dois novos roteiros da Rota do Imigrante, de Pomerode, foram oficialmente apresentados em um evento na cidade mais alemã do Brasil, nesta quarta-feira (16). Os roteiros oferecem gastronomia, produtos artesanais, opções para compras e experiências em propriedades rurais.
“A criação desses roteiros tem o objetivo de simplificar o caminho dos turistas e fortalecer os comércios locais, que são formados por empreendedores da região, normalmente com anos de tradição no que produzem e receitas que passam de geração para geração”, afirma Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC.
O roteiro Tour Origens conta com uma passagem pela casa da Família Danker, onde é produzido muss artesanal, doce cremoso de frutas com melado. É possível conhecer o processo de produção do doce e ainda degustar os sabores servidos com o pão caseiro da família.
A próxima parada do roteiro é a Cachaçaria Wilbert, que vende cachaças, bitter e licores artesanais há mais de 70 anos, em uma fábrica que foi modernizada com o tempo, mas que não perdeu a essência da cachaça autêntica de alambique. É possível acompanhar as etapas de elaboração em uma visita guiada por um dos integrantes da família e degustar estilos de bebidas.
Ainda fazem parte do roteiro a loja de fábrica da Karsten e o passeio de Makuka. A empresa é um dos grandes símbolos do legado da imigração alemã para a região. A trajetória da empresa se funde com a identidade da região desde 1882.
A Loja de Fábrica oferece uma variedade de produtos em cama, mesa, banho e decoração, além de um espaço de interação com a história da empresa, onde é possível observar uma máquina produzindo em tempo real. Há ainda uma réplica de roda d’água, que resgata a história da geração de energia que possibilitou o início da operação da empresa e uma cafeteria com produtos feitos por empreendedores da vizinhança.
O passeio de Makuka — veículo sobre rodas que parece um trenzinho — é destinado para quem busca conhecer mais sobre o processo industrial e história da Karsten. O roteiro começa pela fiação do algodão, passando pela tecelagem nos teares modernos, e finaliza no setor de beneficiamento e confecção.
O roteiro finaliza na Casa Pommernhaus, que comercializa bolachas artesanais, chocolates e café colonial. São mais de 80 receitas, desde as tradicionais dos cadernos antigos das donas de casa, até ideias mais contemporâneas e criativas.
“Esses dois novos roteiros trazem uma forte carga cultural e histórica, pois se concentram na região onde Pomerode nasceu por volta de 1862. Aqui tudo começou com os primeiros assentamentos germânicos. Roteiros ajudam a preservar uma cultura ao enaltecer a identidade das pessoas que vivem naquela região. Queremos que as pessoas da nossa comunidade sintam cada vez mais orgulho de suas origens, da terra que escolheram para viver. Então não é só foco comercial, e, sim, restabelecimento e conexão das pessoas com sua ancestralidade. A Rota do Imigrante é uma região bem empreendedora, e isso também está evidenciado nos roteiros. Para os turistas, é uma opção estruturada de conhecer e vivenciar de forma plena a cultura e história da região de Pomerode onde tudo começou. Importante ressaltar que esse trabalho vem sendo construído há mais de um ano e contou com o apoio e suporte fundamental do Sebrae/SC”, afirma Genemir Raduenz, presidente da Associação Rota do Imigrante.
Já o roteiro Tour Terra Pomerana inicia na Doceria Glau, que fica junto à casa da família e oferece ampla variedade de bolachas artesanais e opções de doces e salgados a la carte para o café da manhã, lanche ou café da tarde, além de uma degustação de biscoitos e do icônico strudel. A parada ainda está no Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu.
O roteiro segue com a Cervejaria Däzchen, que oferece os estilos Pilsen, Weizen, American IPA, Old Ale, Imperial Porter, Red e White. Na visita é possível conhecer o processo de produção e degustar os estilos da marca.
A Kreativer Platz, casa enxaimel de 1934 que hoje funciona como um espaço que comercializa artesanato típicos como o bauernmalerei e da tornearia, também está no roteiro, que segue para o Restaurante Típico Colonial Wunderwald, especializado em pratos típicos trazidos pelos imigrantes alemães, com receitas como o joelho de porco (eisbein), kassler (bisteca), schnitzel (filé a milanesa), marreco recheado, salsichas (bockwurst e bratwurst), chucrute e maionese de batatas.
É possível conhecer todos os pontos dos roteiros em uma experiência guiada a bordo do ônibus temático da Pommernzug e se hospedar na Pousada Edelweiss, localizada na XV de Novembro, 10533, no bairro Testo Central.