31/05/2021

Ponto de equilíbrio operacional: cálculo é premissa básica para saúde financeira das empresas

Especialista em BPO Financeiro, Manoel Victor Tomaz, da M.Victor Consultoria, explica como o recurso é imprescindível para manter empresas com faturamento positivo

A crise sanitária, decorrente do novo coronavírus, abalou a economia mundial. No Brasil mais de 1 milhão de empresas tiveram que encerrar suas atividades, conforme aponta o Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia. E em muitos negócios, a falta de conhecimento e controle sobre despesas e receita tem sido uma barreira para superar o momento econômico sensível.

Manoel Victor Tomaz, consultor especializado em gestão financeira da M.Victor Consultoria, destaca que, mais do que nunca, conhecer o ponto de equilíbrio operacional do negócio é decisivo. “Para chegar a este cálculo é necessário ter conhecimento detalhado de todas as despesas da empresa. Custos com profissionais, matéria-prima e estrutura são algumas delas. E, mais do que isso, é fundamental entender quanto o negócio precisa faturar para cobrir estes custos, levando em consideração ainda o pagamento de impostos sobre produtos e serviços. Ou seja, o ponto de equilíbrio aponta o faturamento exato da empresa para garantir que todos os custos sejam pagos”, diz.

Sem essa noção de quanto é necessário para o “zero-a-zero”, muitos empreendedores acabam não conseguindo gerenciar as finanças. De acordo com o especialista, a falta de controle impede a redução de custos em momentos decisivos da economia e pode resultar em investimentos mal distribuídos.

 “O ponto de equilíbrio funciona como um alerta para as empresas, transmitindo termos realistas. A partir dele pode-se acompanhar as variantes relativas ao negócio e entender onde erros estão sendo cometidos para então redirecionar as ações realizadas e atingir os resultados desejados. Mais do que ter estes dados em mãos, é necessário acompanhar os indicadores e atuar sobre eles para reduzir o percentual de faturamento necessário para cobrir as despesas”, avalia.

Como calcular o ponto de equilíbrio operacional 

O cálculo é feito dividindo os custos e despesas fixas pela margem de contribuição. Para tanto, é preciso obter estes valores com precisão. Os números calculados devem englobar os custos relacionados à produção do produto, desde a matéria prima até a mão de obra, e as despesas, que são referentes ao custeio empresarial com aluguel, água, luz, etc. Já a margem de contribuição é a quantia ganha após o abatimento de impostos e demais custos variáveis em cima do produto ou serviço. Após este cálculo, basta realizar a multiplicação por 100 para encontrar a porcentagem do ponto de equilíbrio de seu negócio. 

“Trata-se de um coeficiente simples e rápido que garante à gestão uma eficiente organização para a saúde financeira”, enfatiza o especialista da M. Victor.


Legenda: Manoel Victor Tomaz, especialista em gestão fincanceira
Créditos: Divulgação
Legenda: Ponto de equilíbrio operacional: cálculo é premissa básica para saúde financeira das empresas
Créditos: Divulgação
Legenda: Ponto de equilíbrio operacional: cálculo é premissa básica para saúde financeira das empresas
Créditos: Divulgação