24/11/2022

Portal gerencial da Edusoft apoia instituições na análise de resultados ao fim do ano letivo

Centralização e organização de dados imprescindíveis dos estudantes para garantir o planejamento da próxima temporada estão disponíveis para diretores e coordenadores que adotam software de gestão escolar

A menos de dois meses do fim do ano letivo, é importante parar para analisar como foi o ano e o desempenho da organização como um todo. Para que esta avaliação seja facilitada, a Edusoft, empresa de tecnologia pioneira no oferecimento de soluções para gestão educacional, é desenvolvedora do módulo Portal Gerencial.

A funcionalidade apresenta painéis com indicadores administrativos da instituição de ensino, desenvolvidos através da tecnologia de Business Intelligence, um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na transformação de dados brutos em dashboards interativos para melhor compreensão.

“As instituições utilizam a tecnologia para coletar, analisar e monitorar dados que podem oferecer maior suporte à gestão dos negócios e à tomada de decisão do diretor da instituição. O portal gerencial permite otimizar o trabalho operacional e melhorar os processos internos significativamente, facilitando o dia a dia do gestor escolar”, afirma Charles Roberto Sousa, Diretor de Operações da Edusoft. 

Com um conjunto de painéis que trazem as principais informações da instituição de ensino, o Portal Gerencial da Edusoft permite que os gestores tenham acesso facilitado a dados como:

  • Indicadores de matrículas: Com este resultado é que os gestores da instituição podem definir planos e estratégias para o próximo ano, financeira e pedagogicamente.
  • Indicadores de evasão de alunos: A escola tem informações sobre o perfil dos alunos que abandonam os estudos, podendo criar estratégias para evitar que isto aconteça.
  • Indicadores financeiros de receitas (faturamento, inadimplência, e outros): Com essa apuração, a escola pode ter noção de valores em caixa, possibilitando planejar investimentos na sua infraestrutura, além de evitar prejuízos financeiros, podendo formular táticas para aumentar seu faturamento.
  • Indicadores de despesas (contas a pagar): Neste indicador, há informações sobre contas que a escola possui, possibilitando cruzar com dados de faturamento, tendo noção da saúde financeira do estabelecimento.
  • Indicadores sobre o rendimento dos alunos (reprovações): Especialmente voltado para a parte pedagógica da instituição de ensino, este indicador auxilia professores e coordenação a analisar o processo de aprendizagem do aluno e motivar os que estiverem com notas abaixo da média.

“As informações podem ser compartilhadas com áreas estratégicas da escola ou universidade, definindo, de acordo com a área de atuação de cada profissional, qual o nível de dados aos quais eles terão acesso”, complementa o gestor.


Legenda: Portal gerencial da Edusoft apoia instituições na análise de resultados ao fim do ano letivo
Créditos: Divulgação
Legenda: Portal gerencial da Edusoft apoia instituições na análise de resultados ao fim do ano letivo