Primeira lavadora do Brasil nasceu em 1951 do desejo de um marido de ajudar a esposa e se tornou sucesso nacional
Ideia surgiu da mente visionária e criativa de Walter Mueller, imigrante alemão morador de Timbó (SC)

A história da primeira lavadora de roupas do Brasil tem início em 1949, a partir de uma pequena ferraria que levava o nome de seu proprietário, Walter Mueller. Tempos depois, em 1951, o imigrante alemão teve uma ideia que mudaria o rumo do seu negócio. Porém, ele não tinha noção de que a inspiração transformaria também a vida de tantos lares brasileiros, bem como seria um invento importante para o cenário de eletrodomésticos do país.
A partir de leituras de revistas europeias — enviadas pelos familiares da Alemanha — que destacavam as inovações da indústria do outro lado do oceano, Walter Mueller adquiriu inspiração para fabricar a primeira lavadora de roupas do Brasil. No entanto, a motivação carrega um significado bem maior: veio de dentro de casa. O que impulsionou a criação do equipamento foi a vontade de Walter de otimizar tempo e facilitar o processo de lavar roupas no tanque para a sua esposa, Hertha Mueller.
O marido, então, decidiu buscar uma solução para o problema, pensando no bem-estar de sua própria família. Pessoas conhecidas de Walter ficaram encantadas com a praticidade da invenção e queriam ter uma em suas casas. No primeiro ano, foram três encomendas. Em 1953 o número de pedidos subiu para 35 e, depois, centenas de “Pioneiras” — como a lavadora foi nomeada. Desta forma, o que inicialmente era apenas uma solução para um problema familiar, transformou-se em um negócio próspero.
No ano de 1958, Walter encerrou as atividades no ramo da ferraria para se dedicar apenas à produção das máquinas de lavar. Assim, nasceu a Mueller Eletrodomésticos. Nos anos 1960 e 1970 houve um crescimento acelerado nas produções e vendas e, em paralelo, novos produtos foram adicionados ao catálogo da empresa. Em 1978, a Mueller apresentou outra inovação ao mercado: a Lavadora Plus — conhecida como a máquina ideal para lavar roupas extremamente sujas. O produto continua no portfólio da empresa até hoje, atualizada com novos materiais e tecnologias. A partir dos anos 1990, a Mueller expandiu para outros estados e conquistou um reconhecimento nacional no setor. Já em 2000, foi o ano de se arriscar em um novo desafio: entrar para o ramo da cozinha.
Conforme o crescimento e a aprovação dos consumidores, a Mueller foi diversificando sua linha de produtos e passando a, cada vez mais, oferecer soluções completas em eletrodomésticos de cozinha e lavanderia. Atualmente, são mais de 100 modelos no portfólio, exportados para mais de 20 países da América Latina, África e Oceania. A expansão também alcançou outras áreas: a Mueller ampliou seus negócios para o setor de soluções elétricas por meio da Hercules.
Foi com essa história, movida por um olhar empreendedor e visionário, que a tradição se misturou com a inovação e transformou a Mueller em uma referência nacional no ramo de eletrodomésticos, com um legado consolidado no setor. E mesmo com o passar dos anos e a expansão da empresa, a Mueller ainda atua com base em um único propósito: facilitar a rotina das pessoas, para que tenham mais tempo para aproveitar o que realmente importa.
“A pioneira transformou a relação das famílias com o tempo e abriu o caminho para os eletrodomésticos da forma como conhecemos hoje. Foi uma ideia que, no fim, se tornou uma revolução para o setor e para a vida das pessoas. Lá em 1951, seu Walter deu início a uma história de inovação e compromisso com a praticidade dos lares, e é com foco neste propósito que seguimos atuando até hoje. Investimos constantemente em tecnologia, design e soluções que aprimoram nossos produtos e trazem a modernidade necessária para seu melhor funcionamento — tudo isso alinhado com a tradição da Mueller e conectado com uma trajetória de peso e muito significado”, destaca Alexandre da Luz, CEO da empresa.