03/05/2021

Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) leva automatização à empresa do Alto Vale

"Nosso negócio estava engessado e precisávamos de um sistema automatizado. Conseguimos isso com o ALI", afirma Vanessa Sautner, proprietária da PHF Filtros. Projeto do Governo Federal, desenvolvido pelo Sebrae/SC, incentiva práticas de inovação empresarial com vistas no aumento da produtividade

Há 26 anos no mercado, a empresa da Vanessa Sautner ainda estava às voltas com papéis para pedidos de clientes, para preparação de agenda de atendimentos e para solicitação de orçamentos com fornecedores. A burocracia e a lentidão nos processos internos chegaram a um ponto de saturação que a empreendedora decidiu tomar uma atitude. “Me indicaram o Agentes Locais de Inovação, do Sebrae, e inscrevi a PHF Filtros. Foi uma virada de chave, já estou tendo resultados muito positivos tanto em faturamento quanto em bem-estar dos colaboradores”, comenta.

A PHF Filtros é uma empresa voltada para revenda de purificadores de águas e filtros, visando a melhoria da qualidade da água para consumo tanto em empresas quanto para os lares. De acordo com Vanessa, as mudanças dos processos gerenciais colocaram o negócio em um outro patamar de atuação. “A empresa estava engessada e precisávamos de um sistema automatizado. O ALI nos proporcionou isso. Desenvolvemos um protótipo para algumas melhorias – e a própria troca de informações com outras empresas também foi relevante para promovermos as mudanças”, conta a empresária.

Segundo Aloísio Salomon, gestor regional do ALI no Sebrae Vale do Itajaí, a desburocratização dos processos é o primeiro passo para o crescimento de qualquer empresa e o programa do Governo Federal tem como um dos pilares a implantação de melhorias e ações de alta performance nos negócios. “O ALI consegue mostrar ao empreendedor que esse tipo de mudança é bastante viável e as consequências em termos de crescimento são extremamente positivas e conquistadas muitas vezes a curto prazo”, explica.

Foi o que a Vanessa sentiu com o sistema automatizado, desde a ordem de serviço até à emissão de nota fiscal eletrônica, passando por pedidos com fornecedores – tudo através de um sistema informatizado, sem burocracia e otimização de tempo. “Tivemos uma grande mudança. E promovemos outras, como por exemplo, a terceirização do nosso setor financeiro, que me tomava muito tempo. Assim, pude me dedicar mais à área de vendas e os resultados têm sido bastante satisfatórios”, afirma a empresária. Outra estratégia adotada com indicação dos agentes foi a atenção especial às redes sociais do negócio. “Criamos um cronograma de publicações, com um calendário disponibilizado pelo Sebrae, com conteúdos específicos para as datas que tinham relação com a empresa. Nossa visibilidade e o engajamento com os clientes aumentou consideravelmente”, finaliza.

Após o trabalho desenvolvido com o ALI, a Vanessa aderiu a outras soluções do Sebrae para melhorias no empreendimento – o Sebraetec, voltado para implantações tecnológicas, foi um deles. “O ALI é um ótimo primeiro passo para que o empreendedor possa alinhar seu negócio com as demandas de mercado e a partir dele, contratar outras soluções do Sebrae que oferecem ferramentas específicas e, por consequência, uma melhor colocação no mercado”, aponta Ana Paula Rosenbrock, especialista do Sebrae Vale do Itajaí no Alto Vale.

O Agentes Locais de Inovação faz parte do Programa Brasil Mais, do Ministério da Economia. Totalmente gratuito, busca identificar os pontos de melhorias dentro das empresas, com implantação de ações com resultados rápidos, de baixo custo e alto impacto, com aumento da competitividade e do faturamento. Para aderir ao ALI, a inscrição pode ser feita no Sebrae/SC, através da landing page gov.br/brasilmais.


Legenda: Vanessa Sautner, proprietária da PHF Filtros
Créditos: Divulgação
Legenda: Programa ALI ajudou a Vanessa a fazer atualizações na empresa.
Créditos: Divulgação