27/11/2020

Programa de Gestão Avançada capacita empresários das micro e pequenas empresas

O PGA é um programa desenvolvido pelo Sebrae e oferece um novo olhar sobre o modelo de gestão, evidenciando a importância do planejamento estratégico com base em indicadores e metas que proporcionem resultados de crescimento

A prosperidade de um negócio vai muito além de ter processos e rotinas estruturados. O foco no ritmo de produção, muitas vezes, leva o empreendedor a deixar de lado o planejamento estratégico e as métricas de gestão e resultados, que são pontos cruciais para o desenvolvimento saudável da empresa. O empresário Yuri de Miranda sentiu isso na prática. Proprietário de uma loja de móveis sob medida, o jovem se deu conta de que em determinado momento, com o crescimento da empresa, a gestão estagnou e as ações não alavancaram. Foi quando ele decidiu procurar a agência do Sebrae e orientado por um consultor, contratou o Programa de Gestão Avançada, o PGA.

“Apesar de estarmos indo bem no mercado, com o negócio crescendo, percebemos que as questões de gestão não estavam acompanhando o ritmo de desenvolvimento. Com o PGA conseguimos ter uma nova visão da importância de ter o planejamento estratégico alinhado e os indicadores bem definidos para que a Miranda Móveis tivesse um sucesso efetivo”, comentou o empresário, que viu um crescimento de 37% na empresa no primeiro ano após a adesão ao Programa.

O PGA é voltado para um modelo de gestão inovador, com base em indicadores e metas que apontam a melhor estratégia para o crescimento do negócio. “É uma forma de direcionar o empreendimento para a estabilidade através da mudança da visão estratégica do gestor a curto, médio e longo prazos”, comenta Fernanda Rosa, Analista de Negócios do Sebrae. O Programa conta com 228 horas de consultoria personalizada presencial e on line, workshops coletivos, presenciais ou digitais, e avaliações da equipe técnica, com profissionais credenciados nas áreas de recursos humanos, marketing, finanças e processos, além de todo o suporte do Sebrae durante 14 meses.  

Oferecido em quatro etapas, a solução prevê um diagnóstico preliminar, definição de um plano empresarial com um painel de resultados personalizado, gestão de resultados e o reposicionamento estratégico do empreendimento. “O PGA dá condições e fundamenta os empresários para que eles possam tomar decisões acertadas e direcionar o futuro da empresa com um profundo conhecimento do seu negócio e do ambiente de atuação”, afirma Fernanda.

“A gente achava que sabia gerenciar nosso negócio, mas aprendemos de fato como fazer isso com a ajuda do Sebrae através do Programa de Gestão Avançada”, recomenda Yuri.    

Para 2021, o Sebrae abre novas oportunidades para empresários que buscam otimizar a gestão e pensar a fundo em seus modelos de negócios, através da capacitação pelo PGA. Mais informações sobre a contratação do Programa de Gestão Avançada podem ser obtidas através do telefone (47) 3702-6403. 


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: