Projeto Empreendedorismo na Escola contempla estudantes do Honório Miranda
Iniciativa da Associação Empresarial de Gaspar levou informações sobre o cotidiano nas empresas para cerca de 300 estudantes do Ensino Médio
Pela segunda vez este ano, integrantes da diretoria da Associação Empresarial de Gaspar (Acig) estiveram mais próximos de jovens que cursam o Ensino Médio – dessa vez, nas dependências da Escola Estadual Honório Miranda, no centro da cidade. A ação faz parte do projeto Empreendedorismo na Escola, que busca levar aos estudantes um pouco da realidade das empresas, falando sobre as vantagens de ter o próprio negócio e dos desafios que a jornada impõe àqueles que buscam empreender.
Para Edemar Ênio Wieser, presidente da entidade, a iniciativa é uma maneira de estimular nos adolescentes o interesse pelo empreendedorismo. “É um incentivo para que eles sejam protagonistas da sua trajetória profissional. Ao disseminar informações sobre o dia a dia de um empreendedor, estamos abrindo janelas e despertando oportunidades, aguçando a visão de negócios que essa faixa etária acaba trazendo consigo”, comenta.
Além do presidente da Acig, também participaram da conversa com os cerca de 300 estudantes a vice-presidente da entidade, Kieri da Silva, e o conselheiro Fábio Leal. Também foram convidados Rodrigo dos Santos, gerente da Sicredi, e Maike Werner, vencedora da 3ª edição do Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo.
Cada palestrante trouxe uma contribuição sobre o dia a dia dentro da sua empresa, destacando a organização, a ousadia, o atendimento às necessidades do cliente, a ética profissional e a importância de estar atento aos movimentos do mercado como características primordiais para o sucesso do negócio. A ação foi realizada em dois dias, para contemplar todos os alunos entre 15 e 18 anos, e integrou as atividades da disciplina de Educação Empreendedora, na qual os jovens desenvolveram na teoria e na prática a criação de miniempresas reais, com estrutura de S/A.
“O momento da Acig na escola foi uma grata surpresa para os estudantes e professores. Foi possível, a partir de um bate-papo com os conselheiros e diretores, entender como a história de vida de cada um, associada a coragem, metas, objetivos, estudo e dedicação, boas relações, criatividade e inovação são inspiradoras. Além disso, os estudantes que cursam a disciplina e já colocam em prática o lado empreendedor semanalmente nas miniempresas escolares puderam sanar dúvidas, trocar experiências, ouvir sugestões e incentivos que foram muito pertinentes. Para a escola é muito importante a parceria com a Acig, para fortalecer a presença do empreendedorismo na escola e para assegurar que estamos no caminho certo. Que ao longo dos próximos anos possamos manter este canal aberto, entre entidade e escola, para estimular ainda mais nossos estudantes, futuros profissionais!”, afirma Ana Luisa Fantini Schmitt, professora responsável pela disciplina.
A ação foi aprovada pelos estudantes. “Achei interessante, pois nos ajudou a desenvolver melhor a questão da miniempresa que estamos reativando. Nos fez ter uma visão melhor sobre as coisas que erramos, nos fazendo evoluir e buscar novas possibilidades para a próxima etapa da miniempresa”, declarou a estudante Karine Luize Schmitz. A opinião foi partilhada por Sophia Benevenutti Nicoletti: “Achei a palestra muito interessante, principalmente para nós que estamos fazendo a eletiva de educação fiscal. Essa conversa que tivemos com eles nos ajudou a entender que é necessário ter paciência e acreditar no nosso potencial sem se comparar com os outros. A entender também como melhorar a miniempresa e sempre evoluir confiando no processo”, manifestou.
A estudante Fernanda Letícia Hang também viu o encontro como positivo. “A palestra abriu novos caminhos na minha mente. Por ser perfeccionista, no primeiro semestre acabei me estressando com algumas coisas da miniempresa e a palestra me ajudou a entender que são supérfluas e que nem sempre vão dar certo de primeiro, é questão de insistir e melhorar aos poucos”, afirmou.