16/02/2022

Projeto Pescar FFM amplia vagas para edição de 2022

Iniciativa realizada em Blumenau pela Fundação Fritz Müller (FFM) está com inscrições abertas. Este ano, 25 jovens terão a oportunidade de participar das aulas, que permanecem em modelo híbrido

Nos onze anos de existência em Blumenau, o Projeto Pescar FFM, curso de formação socioprofissionalizante oferecido pela Fundação Fritz Müller (FFM) em parceria com a Fundação Projeto Pescar, já formou quase 100 jovens, potencializando suas competências e habilidades pessoais, que refletem também no campo profissional de cada um. “É uma iniciativa que dá oportunidade para os jovens desenvolverem suas aptidões e desperta questões de valores muito importantes que vão fazer diferença na vida e na atuação profissional deles tanto nos primeiros empregos quanto na construção da carreira”, salienta Camila Cunha, assessora de Responsabilidade Social da FFM. Este ano, a oitava turma da iniciativa estará ampliada: serão 25 vagas à disposição dos interessados.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas e devem ser feitas no site https://www.projetopescar.org.br/inscricoes até o dia 6 de março. Podem participar jovens com idades entre 16 e 19 anos, que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e que tenham a renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Preencher todos os campos do formulário é essencial para ter sua inscrição validada. Assim como no modelo implantado em 2021, as aulas seguem na modalidade híbrida, sendo quatro dias presenciais na FFM, das 13h20min às 17h50min, e um dia de aula online. Os estudantes recebem uniforme, alimentação, transporte e material didático.

É com esses benefícios, aliado à formação gratuita, que o Projeto Pecar FFM busca ser uma base para a formação dos participantes. “Participar do Projeto Pescar FFM é uma experiência para a vida, que ressalta o poder do autoconhecimento, de ampliar a visão de mundo e o protagonismo. O nosso propósito é incentivar o jovem a enxergar as oportunidades que o mundo pode oferecer e como ultrapassar as barreiras que possam surgir, fazendo escolhas assertivas. O projeto estimula o trabalho em equipe, a comunicação, o comprometimento, a disciplina e imprime princípios como a importância do aprendizado contínuo, que é um diferencial no campo profissional”, argumenta Camila. 

Foi essa preparação que fez a Bianca Carolina Bachmann conquistar suas primeiras colocações no mercado de trabalho. A jovem de 17 anos participou da penúltima edição do Projeto Pescar FFM e hoje atua no setor de criação e marketing de uma empresa do setor de produtos odontológicos. “Após o projeto, me senti mais segura em fazer entrevistas de emprego, tinha maior facilidade em conversar com os entrevistadores e fui contratada como Jovem Aprendiz na empresa que estou até hoje. Em vários momentos do trabalho, utilizo conhecimentos aprendidos nas aulas. O projeto vale muito a pena, basta ter interesse em aprender, estar disposto a reconhecer o que precisa desenvolver e botar a mão na massa.”, afirma a jovem.  

O Projeto Pescar FFM é desenvolvido através da atuação de uma equipe de voluntários, com professores que ministram as aulas práticas e teóricas, com uma grade curricular voltada 60% para desenvolvimento pessoal e de cidadania e 40% para as aptidões profissionais, com ênfase em serviços administrativos. A 8ª edição conta com o apoio das empresas Unifique - Telecomunicações, TranspoTech – Soluções em Equipamentos de Movimentação e Torresani - Empreendimentos Imobiliários.


Legenda: Prazo de inscrição para os interessados em participar da 8ª turma da iniciativa seguem até 8 de março.
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: Divulgação