Quer abrir mercado em 2024? Especialista dá dicas para garantir sucesso do negócio
Consultor da O4B, que atende negócios de grande porte explica que focar na jornada do cliente pode garantir diferenciais nas vendas
De acordo com um estudo realizado pela Endeavor, o Brasil deve ter um crescimento de 20% no número de novos negócios em 2024, chegando a 5,4 milhões de empresas. O levantamento ainda aponta que as principais áreas de interesse dos empreendedores são tecnologia, saúde, educação e serviços - como varejo, alimentação e manutenção. Diante desse cenário, os empresários que desejam se inserir no mercado no próximo ano devem contar com algumas estratégias que podem diferenciá-los dos concorrentes.
Marco Antonio Oliveira, especialista da consultoria estratégica para negócios O4B, afirma que uma das principais estratégias é alinhar as soluções do negócio com as expectativas do mercado. “É fundamental conhecer o cenário em que se quer inserir. Prestar atenção no caminho que os consumidores estão tomando na jornada de compras é o primeiro e principal passo para definir seu próprio planejamento”, diz o executivo.
Especializada em implementação de estratégias Go-To-Market (GTM), a O4B é responsável por desenvolver planos de entrada de empresas no mercado. Com foco no crescimento e posicionamento comercial, a consultoria atua também na estratégia corporativa, governança, gestão de processos e controle de finanças.
Marco diz que a estratégia para entrada no mercado passa, inevitavelmente, pela jornada do consumidor. Identificar as lacunas deixadas pela concorrência também garante que o negócio possa oferecer diferenciais e se destacar no segmento escolhido.
“É fundamental definir o seu público-alvo, saber muito bem para quem você quer vender. E, além disso, também é importante saber dizer não, ou educar o consumidor. Afinal, você vai focar toda a sua estratégia para um determinado nicho de mercado. É inevitável que algumas ‘exigências’ de alguns clientes fiquem de fora do seu planejamento. Isso garante que o atendimento ao seu nicho de clientes seja personalizado e gere identificação e fidelização dos consumidores”, explica Marco.
Dados da Zendesk mostram que 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências fluidas, personalizadas e integradas. Já a Opinion Box descobriu que os brasileiros esperam uma resposta imediata das empresas quando fazem perguntas ou reclamações. Assim, uma comunicação através de múltiplos canais garante que as demandas e solicitações do cliente não se percam e a empresa possa ampliar o alcance do seu negócio.
Além disso, contar com o apoio de profissionais especializados em estratégias de negócios garante o sucesso da entrada da empresa no mercado. “O auxílio de um especialista se torna uma ferramenta valiosa para organizações que desejam garantir o sucesso de seus produtos e serviços no mercado, melhorar a eficiência operacional e manter a vantagem competitiva. Contar com orientação para todas as etapas do lançamento do negócio ou produto, desde o desenvolvimento até a venda e o suporte ao cliente, é fundamental para a perenidade da companhia”, garante Marco.