27/10/2020

Ralos em piscinas: equipamentos exigem atenção

Escolha do tipo certo de ralo é o que vai garantir segurança aos banhistas e eficiência de escoamento no ambiente

A estação quente começa a dar seus sinais de chegada – e é comum nessa época aumentarem as reformas e construções dos espaços de lazer, sejam em casas ou condomínios. As piscinas ganham destaque e tem um item que precisa ser muito bem pensado nesse ambiente: os ralos.

“Pode parecer bobagem, mas um ralo mal instalado em áreas molhadas, como é o caso de piscinas, pode causar problemas e até acidentes. Se o equipamento e a instalação não forem eficientes, as poças são inevitáveis – o que é perigoso para quem circula e também um prato cheio para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças”, explica Regina Montandon, diretora executiva do Grupo Linear, empresa especializada em soluções de escoamento e pioneira no segmento no Brasil.

Entre as questões de eficiência e segurança, outros pontos chamam a atenção para este tipo de ralos. O material a ser usado é um deles. Segundo Regina, as tampas merecem atenção: se forem de plástico, certamente vão desgastar com a ação do tempo; se forem de metal, vão aquecer com o sol e podem causar queimadura nos banhistas. Assim, a matéria-prima deve ser resistente, atendendo as necessidades do espaço.  

“O ideal é que nesses espaços o ralo seja do tipo oculto ou vazado, diminuindo os pontos de contato quando exposto ao calor. Na nossa linha de produtos temos a linha Infinity, da marca Ralo Linear Elleve, que garante o escoamento em toda a extensão da piscina porque é instalado em perfis encaixados entre si em canaleta feita na alvenaria. Nos modelos Infinity Oculto e Infinity Plus o escoamento ocorre pelas fendas laterais e no modelo Infinity Slim a tampa é vazada em aço inox 304 e proporcionando maior área de captação ”, comenta Regina.

A linha tem ainda outras vantagens: é fino e discreto, acompanha a paginação do piso e fácil de instalar, sem a necessidade de grandes obras ao redor da piscina, garantindo manutenção e limpeza simplificadas – basta retirar a tampa para fazer a higienização. Além disso, garante um acabamento requintado, nos modelo Oculto e Plus o acabamento pode ser o próprio piso, já no modelo vazado opte por uma área de menos circulação e menor incidência de calor, mas também é um charme. O ralos da linha Infinity dão liberdade para escolher o que melhor se integra com a decoração do ambiente.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: