30/06/2022

Relacionamento da escola com a família: tem que dar certo

Brasil conta historicamente com altas taxas de evasão escolar e as questões socioeconômicas são determinantes nesse cenário. Como a influência da escola nessa relação pode aproximar os pais da trajetória do estudante na escola

Dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2021 mostram que quase 30% dos jovens das famílias brasileiras de renda mais baixa têm escolaridade defasada, já no ensino fundamental, ou estão fora da escola por abandono ou evasão.

Já a Plataforma Juventude, Educação e Trabalho revela o afastamento da escola de 39,1% dos estudantes entre 14 e 29 anos, pela necessidade de trabalhar para ajudar a família durante a pandemia - três em cada dez jovens entrevistados afirmaram ainda que não pensam em voltar a estudar.

Os dados mostram, infelizmente, uma realidade antiga no Brasil: jovens acabam largando os estudos, por vontade própria ou pressão dos familiares, para iniciar a vida profissional com o intuito de complementar a renda familiar ou adquirir a independência financeira. “Há muitos fatores que influenciam nestas decisões, mas a baixa renda familiar traz mais urgência para a família do que a possibilidade de um melhor posicionamento no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos, uma visão mais a longo prazo”, diz Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft, empresa especializada em soluções de tecnologia para a gestão educacional.

O gestor afirma ainda que há a necessidade de trazer a família para perto da escola, gerando engajamento e possibilitando a visualização mais palpável das conquistas do estudante. “A relação entre família e escola é um caminho para ser trilhado lado a lado. É em casa, com os pais, a primeira educação e influência por muitos anos. Já a escola tem o papel de construção do conhecimento, associando competências socioemocionais ao desenvolvimento cognitivo”, diz Michel.

Há algumas ferramentas das quais a instituição de ensino pode lançar mão para promover a aproximação entre a escola e família do estudante. Hoje a tecnologia é uma delas. Através de aplicativos e plataformas bem estruturadas, os responsáveis têm acesso a todo o histórico do aluno, como notas em avaliações periódicas, avisos, quadro de professores e outras informações que podem ser disponibilizadas pela instituição.

Para a escola, esse compartilhamento de informações gera maior engajamento com os pais ou responsáveis, promovendo fidelização da família com os serviços prestados pela instituição. Já para a família, é o sentimento de segurança, conhecimento dos passos de seus filhos dentro da instituição e também quais são os próximos passos a serem trilhados por eles. “É gratificante poder fazer parte da trajetória tão importante na vida de uma criança ou adolescente, vendo-o tornar-se um jovem instruído com relações às coisas do mundo e quiçá acompanhando esse estudante em sua carreira universitária futuramente”, finaliza Michel.


Legenda: Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft
Créditos: Divulgação
Legenda: Relacionamento da escola com a família: tem que dar certo