05/04/2023
Remake, de Rio do Sul, é vencedora do Programa NaSCer, que incentiva novos modelos de negócios
Iniciativa da Fapesc conta com a parceria do Sebrae/SC e busca dar oportunidade de transformar ideias inovadoras em negócios efetivos, seguindo os parâmetros de startups. Polo do Alto Vale teve outras quatro equipes concorrentes nesta terceira edição do programa
A startup Remake, com seu projeto que atende uma dor do mercado de consultoria, foi a vencedora da terceira edição do Programa NaSCer, no polo de Rio do Sul. A iniciativa desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) tem o respaldo do Sebrae/SC com a metodologia da TXM e é realizada em todas as regiões catarinenses. No Alto Vale, cinco equipes participaram do programa.
A Remake é especializada em consultorias e treinamentos em comunicação empresarial, e apresentou a proposta de uma plataforma para consultores, que nasceu de uma ferramenta de diagnóstico desenvolvida e utilizada pelos empreendedores. A plataforma deve centralizar todas as demandas de consultoria, com as ferramentas mais utilizadas pelo segmento e adaptáveis conforme a necessidade de cada empresa. Além disso, a plataforma disponibilizará uma área para a venda digital de metodologias desenvolvidas e validadas por consultores, permitindo assim que esses profissionais escalem os seus produtos. Para investir no projeto, a equipe terá o aporte de R$ 20 mil.
Para Alexandri Cristino, um dos três integrantes da equipe vencedora do NaSCer em Rio do Sul, a participação no programa trouxe muito aprendizado e o incentivo de que precisavam para que a ideia ganhasse novas perspectivas e se efetivasse como uma solução eficaz para o mercado. “A base de pesquisa oferecida pela Fapesc e o suporte técnico do Sebrae/SC, através da metodologia da TXM, foram determinantes para que pudéssemos lapidar nosso projeto durante os meses de participação no NaSCer. É um programa que traz uma luz muito clara sobre o mundo das startups. Entendemos que tínhamos a solução para uma dor do mercado, mas só com as demandas do projeto detectamos o que poderia ser melhorado e que caminhos devemos trilhar para que a iniciativa ofereça realmente aquilo que propõe”, afirma.
“Um dos propósitos do Sebrae/SC é incentivar iniciativas que foquem em novas oportunidades de negócios e que tragam escalabilidade para o mercado. Em se tratando do ecossistema de inovação, o Programa NaSCer é uma fonte de ideias que têm potenciais realmente aplicáveis e que trazem perspectivas de desenvolvimento promissoras para empreendimentos que seguem a linha das startups. Essa foi a primeira vez que a iniciativa ofereceu um aporte - e isso tem um significado de peso para que o projeto vencedor tome forma”, avalia PORTA-VOZ do Sebrae/SC.
A partir de agora, os integrantes da startup Remake deverão trabalhar no lançamento da plataforma, que, por conta da sua robustez, deverá receber soluções e melhorias conforme o sistema estiver sendo utilizado pelos usuários. “Percebemos que não dá pra construir a plataforma de uma vez só, então vamos manter os esforços na área inicial para poder oferecer a solução ao mercado, e enquanto isso ir adaptando e adicionando outras ferramentas ao sistema”, explica Alexandri.
O Programa NaSCer tem o objetivo de incentivar ideias inovadoras, de forma que se transformem em novos modelos de negócios – que sejam escaláveis e apresentem características de crescimento exponencial, no formato das startups. Cada edição do projeto tem duração de cinco meses, durante os quais os participantes recebem mentorias para o desenvolvimento prático da proposta. A etapa final do programa é a apresentação dos pitchs, avaliados por uma banca julgadora que elege o vencedor.