19/06/2025

Representatividade em cena: Instituto Serendipidade discute inclusão no cinema

Conversa marca a passagem do Dia do Cinema Brasileiro, comemorado no fim do mês e contará com a participação de atores com síndrome de Down

Na próxima segunda-feira, 23 de junho, às 19h30min, o Instituto Serendipidade realiza uma live especial no Instagram com o tema Inclusão no Cinema, em alusão ao Dia do Cinema Brasileiro, em 30 de junho. A conversa integra a série Mitos e Verdades sobre Inclusão e é uma oportunidade para refletir sobre o papel da arte como instrumento de inclusão e protagonismo. 

A conversa contará com a participação de dois nomes que já têm grande atuação no cenário audiovisual com representatividade e talento. Rafaela Fontanetti, conhecida como Rafa Fonta, tem 22 anos, é atriz, palestrante, influenciadora digital e atleta profissional de nado artístico adaptado. Com síndrome de Down, ela protagonizou os filmes Colegas 2 e O Herdeiro, além de participar de campanhas publicitárias de grandes marcas como Nescau e Senai. Rafa também é embaixadora do projeto Iniciativa Kids e realiza palestras em empresas e ONGs, falando sobre esporte, inclusão e sua vivência pessoal.

Ariel Goldenberg, de 44 anos, iniciou sua carreira artística aos 8. É ator, dublador, palestrante e autodefensor. Ganhou projeção nacional ao protagonizar o filme Colegas e já atuou em séries e novelas de emissoras nacionais. Em 2023, dublou o personagem Benny no filme Campeões e atuou no filme Oficina do Diabo (2025), do streaming Brasil Paralelo. Ariel também é autor de um curta-metragem chamado A Conferência, reforçando sua atuação múltipla no universo do cinema.

A mediação da live será feita por Débora Goldzveig, gerente institucional do Instituto Serendipidade. O bate-papo será transmitido na página @institutoserendipidade.    


Legenda: Rafa Fonta, atriz.
Créditos: Divulgação
Legenda: Ariel Goldenberg, ator.
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: