25/01/2023

Rio do Sul é a cidade mais rápida do país para abertura de empresas

Entre os 10 municípios listados no ranking, quatro são cidades catarinenses; Os números são referentes ao terceiro quadrimestre de 2022

A cidade de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, é a mais rápida do Brasil para abertura de empresas. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O ranking elencou os dez municípios mais ágeis no processo de abertura de empresas no terceiro quadrimestre de 2022. 
 
Dos dez municípios, quatro são cidades de Santa Catarina, todas participantes do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria do Sebrae/SC com as prefeituras catarinenses. São elas: Rio do Sul (1º), São José (7º), Florianópolis (8º) e Criciúma (9º).
 
“Tornar Rio do Sul a cidade que mais rapidamente abre uma empresa no país é motivo de muito orgulho. Saber que esse trabalho vem sendo construído ao lado do Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, nos dá a certeza de que buscamos o que há de melhor para o município. Construímos um grande planejamento e ver o resultado é algo impagável”, afirma o prefeito do município, José Thomé. 
 
Quando a cidade começou a trabalhar a desburocratização, os empresários levavam 188 horas para abrir uma empresa, e agora são apenas 21 minutos. “Sempre foi uma missão minha, enquanto prefeito, tornar Rio do Sul um ambiente propício para se empreender. Acredito que o poder público deve ser um parceiro de quem quer gerar emprego, renda, e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, acrescenta o Thomé.  
 
Ainda de acordo com o prefeito, a cidade tem parceria com o Programa Cidade Empreendedora desde 2017, e foi a primeira cidade do país a assinar o contrato com o Programa. “Foram muitos avanços ao longo destes anos, e nós mudamos completamente o ambiente para empreender na cidade, não é à toa que triplicamos o número de CNPJs na nossa cidade. A geração de empregos e o crescimento econômico estão diretamente ligados à desburocratização, e continuamos nessa busca, graças também ao olhar do Sebrae/SC”, conclui. 
 
Agora, uma das principais metas de Rio do Sul é desburocratizar as questões que envolvem o Plano Diretor para Construção Civil na cidade, novamente ao lado do Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora.
 
Para o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, é uma satisfação ver cidades catarinenses se destacando nacionalmente. “Nos últimos anos temos trabalhado incansavelmente para diminuir a burocracia e para melhorar o ambiente de negócios para os empresários catarinenses e essa conquista de Rio do Sul, principalmente pelos desafios enfrentados pelo município nos últimos anos, merece todo o reconhecimento. O município nos enche de orgulho”, celebra o Diretor. 
 
Luc lembra ainda outros municípios catarinenses que são exemplos em desburocratização. “Na última lista temos quatro municípios entre os mais ágeis, mas outros já figuraram nesse ranking, como Mafra, Xaxim, Pinhalzinho e Brusque, por exemplo.  Só no mês de dezembro, dos 58 municípios Cidade Empreendedora que tiveram empresas abertas naquele mês, 40 deles tiveram prazo inferior a 24 horas. Durante todo o ano de 2022, o tempo médio de abertura de empresas em municípios participantes do Cidade Empreendedora em Santa Catarina foi de 25 horas. Essas são grandes conquistas, levar a desburocratização para todo o Estado. E o trabalho não para, ainda temos muito para fazer”, comenta o diretor. 
 
Confira o último ranking completo
 
1º Rio do Sul / Santa Catarina - 21 minutos
2º Mata de São João / Bahia - 39 minutos 
3º Aracaju/ Sergipe- 47 minutos 
4º Dias D’ávila / Bahia - 2 horas 
5º Nossa Senhora do Socorro /Sergipe - 3 horas e 44 minutos
6º Foz do Iguaçu / Paraná - 4 horas e 38 minutos
7º São José / Grande Florianópolis / Santa Catarina - 4 horas e 39 minutos 
8º Florianópolis / Santa Catarina - 4 horas e 42 minutos 
9º Criciúma / Santa Catarina - 4 horas e 44 minutos 
10º Colombo / Paraná - 4 horas e 58 minutos

Legenda: Abertura de empresa na cidade é realizada em até 21 minutos.
Créditos: Divulgação