24/02/2025

Robótica educacional transforma ensino e prepara crianças para o futuro

Integração da robótica no currículo escolar ou como atividade complementar desenvolve habilidades essenciais, fomenta a criatividade e prepara alunos para o mercado de trabalho atual

A robótica educacional tem se destacado por ser uma solução no processo de ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais nas crianças, como o pensamento lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Ao integrar tecnologia e aprendizado prático, a robótica facilita a compreensão de conceitos complexos de maneira dinâmica.

O estudo "A robótica educacional no Ensino Fundamental: perspectivas e prática", do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, reforçou que a robótica educacional é uma alternativa válida como ferramenta pedagógica, além de ser uma proposta educativa que vai de encontro às teorias e visões de educadores conceituados.

A Robomind, empresa de educação tecnológica, oferece cursos de robótica educacional que compõem a grade curricular e extracurricular das escolas parceiras. O processo está dentro das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e oferece cursos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, utilizando kits de robótica da LEGO® Education, Roborobo e Micro:bit.

"Com o objetivo de apresentar aos estudantes técnicas de codificação, a Robomind oferece cursos de robótica utilizando LEGO, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio”, explica André Brandão Sala, CEO da Robomind.

Para os estudantes do Ensino Fundamental, a Robomind oferece o curso CodeSkill (curricular) e Game UP (extracurricular) com o objetivo de ensinar crianças e jovens a programar o seu próprio jogo do zero. Enquanto para o 6º ao 9º ano, há o curso Coders, despertando o interesse por programação e inspirando os estudantes a desenvolver a criatividade digital, contribuindo para a criação de uma geração empreendedora e inovadora.

"Além disso, utilizando o kit de robótica UARO da empresa sul-coreana Roborobo, a Robomind proporciona experiências de aprendizagem por meio da tecnologia NFC para crianças da educação infantil até o 1º ano do Ensino Fundamental", complementa.

A tecnologia NFC permite a troca de informações entre dois dispositivos utilizando ondas de rádio de curto alcance. Para que a comunicação ocorra, é necessário que os dispositivos estejam próximos um do outro. Ao aplicar o NFC em atividades de robótica, as crianças podem aprender sobre sensores e comunicação sem fio em um ambiente que é adequado para cada idade.

Essa abordagem proporciona aos alunos a oportunidade de explorar, desde cedo, o funcionamento de dispositivos de pagamento por aproximação, como cartões de crédito e smartphones, além de entenderem a tecnologia que torna esses recursos possíveis.

O CEO conta que a tecnologia NFC está presente nos cursos MindBlocks e Hands On. “O primeiro é um curso extracurricular voltado para o 1º ano do Ensino Fundamental que ensina conceitos básicos de programação, e o Hands On faz parte do currículo e é voltado para crianças de três a cinco anos e para o 1º ano do Ensino Fundamental”, afirma.

Além dos benefícios para a aprendizagem das crianças, a robótica educacional também desempenha um papel importante na preparação para o mercado de trabalho. Ao aprenderem conceitos de programação, mecânica e eletrônica, os alunos desenvolvem competências que são cada vez mais exigidas pelo mercado.

Gabriel Roskowski, que estudou robótica durante três anos com a Robomind, destaca que a formação foi fundamental para o seu ingresso no curso de Engenharia da Computação no Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago, e que já começou a receber ofertas de trabalho nos EUA. "Atividades extracurriculares são extremamente valorizadas fora do país, principalmente nos Estados Unidos. Ter feito as aulas de robótica foi de grande valor para entrar em uma universidade aqui”, destaca o estudante. “Tem também a questão da intuição, de construção dos robôs, esse entendimento da parte mecânica, de como funcionam os mecanismos. Toda a programação que eu faço hoje começou nas aulas de robótica. Foi um teste para mim e acabou concretizando que eu realmente gostava daquilo e decidi seguir adiante”, afirma.

O CEO da empresa destaca a importância da robótica educacional no desenvolvimento das crianças. “A robótica vai muito além de ensinar programação. Ela é uma ferramenta que integra o aprendizado de várias áreas. Nosso objetivo é fornecer recursos para que as crianças possam explorar suas habilidades, criando soluções para problemas reais e, assim, se preparando para um futuro que será cada vez mais tecnológico”, finaliza.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação
Legenda:
Créditos: Foto: divulgação