05/12/2022

Rovitex reduz perdas e otimiza produção com soluções de automação industrial da Delta Máquinas

Companhia, que tem operação verticalizada e atua desde a produção de algodão até a peça finalizada, conta com embaladeira, lavadora de amostras, relaxadeiras e revisadeiras que garantiram aumento da qualidade produtiva em diversas etapas do processo fabril

Há quase 40 anos no mercado, a Rovitex é uma das principais companhias brasileiras do setor têxtil. Em sua produção verticalizada, conta com processos que vão desde a produção do algodão, passando pela comercialização de rolos de malhas até peças prontas vendidas via varejo e lojas próprias com suas sete marcas. São mais de 2 mil colaboradores e mais de 20 mil pedidos entregues todos os meses.

Uma das iniciativas da companhia é o investimento constante em tecnologia para seu parque fabril e foi em investimentos em soluções da Delta Máquinas, empresa brasileira especializada em tecnologia para automação têxtil, que a empresa vem colhendo ótimos resultados. A Rovitex conta hoje com quatro revisadeiras, que atuam na revisão/corte dos tecidos que saem das Ramas; duas relaxadeiras, que dispensam o processo tradicional de descanso das malhas; uma lavadora de amostras utilizada na área de testes de produtos e uma embaladeira automática, que agiliza o processo final de embalagem dos rolos de malhas.

“A busca por melhor aproveitamento de recursos e aumento da produtividade fez com que a companhia investisse em soluções de automação para a produção têxtil. A Delta nos ofertou aquilo que a gente buscava e com os equipamentos temos, comprovadamente, os resultados que esperávamos. Temos uma parceria confiável e de segurança em todo o processo”, diz Jardel de Oliveira, gerente têxtil da Rovitex.

São cerca de 24 toneladas de malhas por dia que saem da fábrica da companhia. Edson Korin, coordenador de beneficiamento, destaca que com as soluções da Delta foi possível reduzir 1,5% das perdas nos processos de produção e embalagem. A devolução de rolos de malhas também caiu 80%. “Ganhamos segurança e automação de processos com as peças saídas da Rama. Agora temos informações integradas e automatizadas. Com a embaladeira, otimizamos o processo de finalização e temos uma entrega super rápida”, destaca.

Além de melhoria na qualidade de finalização de tecidos com o apoio das revisadeiras, o processo de embalagem dos rolos também se tornou mais rápido. Antes da implementação da embaladeira da Delta, era possível embalar um rolo por minuto. Atualmente, são 2,5 rolos finalizados no mesmo tempo.

Qualidade de ponta a ponta

A área de testagem dos produtos também foi automatizada, com a adoção da lavadora de amostras. “Hoje a lavadora imita o processo caseiro de lavagem e automação, com qualidade muito superior e em apenas 15 minutos. Isso tudo em água quente, com um processo mais severo que o teste caseiro, o que nos proporciona dados mais precisos sobre percentual de encolhimento da malha, por exemplo”, explica Larysse Almeida, responsável pela área de Qualidade da companhia. Com a lavadora, são testados até cinco tecidos ao mesmo tempo e os dados sobre percentual de encolhimento auxiliam na produção de peças com mais qualidade para o consumidor final.

Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta, destaca a importância da parceria com a Rovitex. “Hoje estamos presentes em diferentes processos da empresa e nosso suporte consultivo tem sido um diferencial para reforço desta parceria. Podemos entender a fundo os desafios e necessidades do cliente e atuar na melhoria contínua. É um desafio e uma grande oportunidade atuarmos juntos a uma empresa de tamanha referência como a Rovitex”, finaliza.

 

 


Legenda: Lavadora de amostras é uma das soluções adotadas pela Rovitex
Créditos: Divulgação
Legenda: A revisadeira contribui para a redução de desperdícios na produção
Créditos: Divulgação
Legenda: O processo final conta com a embaladeira, que traz agilidade e padronização
Créditos: Divulgação