09/10/2020

São Salvador Alimentos investe em automação da estrutura de logística

A agroindústria São Salvador Alimentos S/A conta com soluções da Lincros para realizar a gestão da frota que possui cerca de 250 veículos e efetua mais de 90 mil entregas mensais. A automação eliminou cerca de uma hora de trabalho, no processo de criação de rotas, para cada região de entrega da empresa

Uma das marcas mais conceituadas do agronegócio no Centro Oeste, a SSA conta com uma estrutura completa para a produção, corte e distribuição de aves. Presente em nove estados brasileiros e no Distrito Federal com as marcas SuperFrango e Boua, a empresa também exporta seus produtos para a África, América Central, Ásia e Europa. Para gerenciar as mais de 90 mil entregas mensais, a companhia conta com o apoio das soluções de gestão logística de transporte da Lincros.

A frota da companhia de agronegócio é terceirizada e, segundo Ricardo Natal Rodrigues Cardoso, coordenador de logística da SSA, um dos grandes desafios é garantir uma roteirização eficiente, trazendo melhor custo-benefício para a rotina de entregas. “Temos aproximadamente 250 veículos rodando diariamente e muitas vezes a organização das rotas era baseada na experiência da equipe. Ou seja: se eventualmente um profissional de determinada unidade, ou o motorista que conhecia aquela região, faltasse ou saísse da empresa, haveria um grande problema para conseguirmos organizar o processo de entregas”, recorda Ricardo.

Com as soluções da Lincros, esse trabalho foi 100% automatizado e hoje as rotas são desenvolvidas com base nas informações do sistema, levando em consideração diversos indicadores para melhor aproveitamento de recursos e tempo. “Automatizar o processo de criação das rotas otimizou o tempo da nossa equipe. Hoje, economizamos uma hora em cada processo de criação de rotas para cada região onde atuamos”, afirma Ricardo Cardoso.

A automação de uma logística dinâmica, que inclui o uso de diferentes tipos de veículos e realocação de cargas em determinados pontos, foi gradual, envolvendo também mudança cultural na empresa. “Os próprios profissionais precisaram se adequar a uma nova realidade. O motorista hoje conta com recurso de GPS, o que garante o controle de sua rota pela central e nos dá mais confiabilidade para a tomada de decisão. Com a adequação dos processos e o apoio da equipe ao longo do tempo, conseguimos agilizar a rotina logística, o que é fundamental para o crescimento da operação”, destaca o gerente.

Outro fator positivo da automação da operação logística da SSA, através das soluções da Lincros, foi a otimização de mão de obra, já que agora os profissionais podem focar em operações mais estratégicas do setor.


Legenda: A São Salvador Alinemntos é uma das marcas do agronegócio mais reconhecidas no Centro Oeste
Créditos: Divulgação - SSA