13/02/2024

SC figura entre os principais geradores de energia solar; ação em Blumenau incentiva novas instalações

De olho no mercado aquecido, a Solar Vale Energia promove feirão para ampliar implantação de sistemas fotovoltaicos na região

Até final de dezembro do ano passado, Santa Catarina somava 1,33 gigawatts (GW) de potência instalada, figurando no 6º lugar no ranking de maiores produtores de energia solar do Brasil. Os dados são disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e correspondem apenas à geração distribuída. Nos últimos anos, o incentivo para a adesão dessa fonte cresceu exponencialmente, não só no estado, mas em todo o mundo, devido à busca por sustentabilidade, segurança de abastecimento e economia. 

Com a busca em alta, a empresa Solar Vale, de Blumenau, em parceria com a BV Financeira, anunciou um feirão de kits fotovoltaicos residenciais, que promete oferecer aos clientes a oportunidade de aderir à energia solar com preços bastante acessíveis, a partir de R$9.329,94, com desconto para pagamentos à vista e parcelamento em até 10 vezes sem juros (não inclui taxa de contrato e IOF e o financiamento é sujeito à análise de crédito. É preciso consultar a equipe comercial da empresa para verificar as condições da oferta).

A ação é voltada para a região: Blumenau, Timbó, Indaial, Gaspar, Rodeio, Pomerode, Brusque, Rio dos Cedros, Jaraguá do Sul, Joinville, Penha, Araquari, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, São João Batista, Ascurra, Apiúna, Corupá, Guaramirim, Guabiruba, Massaranduba, Rio do Sul, Piçarras Itapema, Porto Belo e Barra Velha.

O evento, programado para ocorrer de 15 de fevereiro a 15 de março, é colocado como uma oportunidade para os moradores da região investirem em uma fonte de energia limpa e sustentável para suas residências. 

Durante o período, a empresa atenderá em regime de plantão aos sábados, em sua matriz, que fica na Rodovia Paul Fritz Kuehnrich (Via Expressa), das 8h às 18h. Equipes itinerantes também serão colocadas em locais estratégicos da cidade. “Com a possibilidade de parcelamento em várias vezes sem juros, o feirão de kits fotovoltaicos residenciais da Solar Vale e BV Financeira torna essa tecnologia ainda mais acessível para os interessados em fazer a transição para uma fonte de energia mais limpa e econômica”, comenta o CEO da companhia, Thomas Knoch.

A força da solar

Em janeiro deste ano, a energia solar alcançou 38 gigawatts (GW) de potência instalada no país, representando 16,8% de toda a matriz elétrica brasileira. O número leva em consideração os sistemas de geração distribuída e a geração centralizada (grandes usinas) e confirma a curva de crescimento de 1 GW/mês do segmento fotovoltaico. 

Ainda em 2023, o Brasil registrou recorde de consumo de energia, diante da onda de calor que se entende até o momento. Com uma demanda maior, as alternativas para geração de energia ganham ainda mais força, principalmente a solar, que se destaca pela maior acessibilidade financeira e de instalação. 

“Assistimos a uma verdadeira revolução da energia solar nos anos recentes. Isso porque tanto para empresas quanto para residências a tecnologia fotovoltaica agrega muitos benefícios, que vão além da economia  na conta de luz. Mas no caso da geração própria para propriedades e pequenos comércios esse ainda é o fator que mais pesa, principalmente diante das constantes altas na tarifa e na necessidade de uso de mais equipamentos elétricos no verão”, comenta Knoch.


Legenda: Sistema de energia solar residencial instalado pela Solar Vale em Blumenau.
Créditos: Divulgação/Solar Vale
Legenda: Grupo Solar Vale conta com estoque próprio de módulos fotovoltaicos.
Créditos: Divulgação/Solar Vale
Legenda: Thomas Knoch é CEO do Grupo Solar Vale
Créditos: Divulgação/Solar Vale