24/09/2025
Sebrae e MAPA lançam em SC projeto para acelerar formalização de agroindústrias
Evento aconteceu nesta quarta-feira (24), em Rio dos Cedros, e contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 21 municípios catarinenses serão beneficiados
O Sebrae, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), lançou nesta quarta-feira (24), em Rio dos Cedros, o projeto “SIMples asSIM! – Do pequeno para o Brasil”, uma iniciativa que busca acelerar a formalização de agroindústrias de pequeno porte e fortalecer os Serviços de Inspeção Municipal (SIM). O programa quer ampliar a adesão dos estabelecimentos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), garantindo mais competitividade e acesso a novos mercados.
Com a casa cheia, o evento contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do presidente do Sebrae, Décio Lima, além de autoridades locais.
Em Santa Catarina serão beneficiados agricultores de 21 municípios dos consórcios Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e de Gestão Pública Vale do Itapocu.
A regularização das agroindústrias de pequeno porte é vista pelo Sebrae como um instrumento estratégico para promover a inclusão produtiva, a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local. Mas apesar dos avanços, a formalização desses empreendimentos e o fortalecimento dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) ainda enfrentam desafios.
Atualmente, existem cerca de 4.073 estabelecimentos cadastrados no país, mas apenas 1.169 integrados ao SISBI-POA, além de 42.081 produtos cadastrados, dos quais apenas 16.346 estão integrados.
Para reverter esse cenário, a iniciativa prevê três eixos de atuação, que incluem desde um diagnóstico dos estabelecimentos in loco e a construção de um plano de ação personalizado, até a capacitação das equipes dos SIM, além de apoio técnico aos empreendedores na adequação física e sanitária dos estabelecimentos.
Segundo o presidente do Sebrae, as pequenas empresas e agricultores podem esperar um processo rápido para a inclusão no SISBI-POA. “Os pequenos negócios são uma verdadeira pujança econômica, que hoje correspondem a 95% das empresas brasileiras. Não podemos admitir que essas empresas com caráter ligado à produção da agricultura fiquem de fora do mercado por não estarem qualificadas. Nós estamos aqui para garantir com rapidez todo esse procedimento, que é extremamente importante e inclusivo”, diz.
O Sebrae e o MAPA têm uma trajetória consolidada de parceria para a melhoria do ambiente regulatório no Brasil, com foco em setores estratégicos como o agronegócio.
Durante o evento, o ministro destacou a importância da parceria com o Sebrae, ressaltando o momento econômico que o país vive. “Esse é um momento fundamental para reforçar a parceria com as micro e pequenas empresas, para gerar mais emprego e renda”, afirmou.
A cerimônia ainda consolidou os resultados do Projeto ConSIM (2024–2025), desenvolvido para apoiar consórcios intermunicipais no processo de integração ao SISBI-POA.
Atualmente, Sebrae e MAPA mantêm um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), válido até 2030, com o objetivo de desenvolver ações voltadas à melhoria das políticas públicas e do ambiente de negócios nos territórios com maior densidade produtiva agrícola.
A deputada federal Ana Paula Lima também participou da cerimônia. O evento contou ainda com a entrega dos certificados SISBI e máquinas agrícolas para a região.