Sebrae/SC e Lojas Renner reúnem empreendedores para Fórum de Boas Práticas em Blumenau
Entidade segue no quarto ano ao lado da empresa para fomentar pequenos negócios da região

O Sebrae/SC, em parceria com as Lojas Renner, reuniu na tarde desta quarta-feira (21) empreendedores do Vale do Itajaí, Alto Vale e Sul do estado, em Blumenau, para um evento de troca de conhecimento. As empresas participantes integram a cadeia produtiva da rede varejista como subcontratadas no processo produtivo, realizando serviços como costura, estamparia ou acabamento, entre outros.
Josiane Minuzzi, gestora de projetos do Sebrae/SC, explica que o encontro faz parte das ações do programa Conexões Corporativas, que tem como uma das vertentes o encadeamento produtivo. “Esta é a quarta vez que renovamos a parceria com a Lojas Renner. Promovemos esse Fórum de Boas Práticas na metade do projeto, trazendo empresas que já conseguiram bons resultados para que elas possam compartilhar suas experiências positivas. A ideia é que seja uma aprendizagem coletiva, já que essas empresas estão na mesma região, recebem os mesmos consultores, as mesmas soluções e trabalham para o mesmo fornecedor”, salienta.
As empresas participantes, que já são atendidas pelo Sebrae/SC, também tiveram acesso a consultores em um momento dedicado ao esclarecimento de dúvidas. Ainda foram apresentados três cases de sucesso, de empresas que se destacaram por boas práticas e pelas melhorias alcançadas através das consultorias da entidade.
Eloisa Wolter, especialista de projetos da Renner, ressalta que a parceria com o Sebrae tem como objetivo aprimorar a atuação tanto do fornecedor quanto do subcontratado. “Entendemos que, quando estamos próximos dos nossos parceiros, crescemos juntos. Desde a primeira edição, percebemos um amadurecimento dos subcontratados. Muitas empresas já participaram e retornaram ao projeto, demonstrando um grau maior de maturidade. A iniciativa é totalmente voltada para melhorias na cadeia produtiva”, afirma.
O encontro contou, ainda, com uma palestra do mentor e consultor Daniel Keller, que abordou o tema “Por que alguns negócios dão certo?”. “Partimos de um ponto central relacionado à mentalidade do empresário — como ele se enxerga e como encara seus desafios. A partir disso, discutimos questões ligadas à gestão, ao uso da informação na tomada de decisão e à forma como lidamos com as pessoas, para levá-los a refletir sobre quais pontos precisam de ajustes em seus próprios negócios”, explica.
“Este é um momento de networking, não para enxergar as empresas como concorrentes, mas como parceiras que produzem para um mesmo objetivo, que é atender a Renner. A ideia é estimular o associativismo entre elas, promovendo a troca de experiências e o diálogo. Muitas vezes, uma dificuldade apresentada por uma empresa pode ser solucionada a partir da contribuição de outra”, finaliza Vagner Moreno, analista de negócios do Sebrae/SC.