28/03/2023

Sebrae/SC faz seleção de empresas para participação no Programa de Gestão Avançada

Solução exclusiva e personalizada tem como base a gestão por indicadores. Além de contribuir com a modernização dos processos, também auxilia na tomada de decisões e agrega melhores resultados nos negócios

Maicon Knaesel faz parte da terceira geração à frente de uma empresa no segmento de móveis planejados. Segundo ele, o empreendimento fundado pelo avô na década de 1970 sempre teve um crescimento constante, mas por uma necessidade de medir melhor os números e profissionalizar as atividades e cargos, foi preciso buscar apoio especializado, que encontrou junto ao Sebrae/SC. “Nós precisávamos de profissionalização e uma gestão mais abrangente, então aderimos ao Programa de Gestão Avançada, o PGA. E muita coisa mudou depois disso. Conquistamos a organização que pretendíamos e, a partir da interpretação correta dos dados, a empresa tomou outro direcionamento, mais centrado, mais certeiro. No primeiro ano após a implantação das diretrizes do PGA, alcançamos um crescimento médio de quase 50% tanto em faturamento quanto em produção, assim como em estrutura e número de colaboradores”, conta Maicon.  

Uma nova turma do PGA será iniciada em Blumenau em maio e o Sebrae/SC está com prazo aberto para os interessados em fazerem a inscrição. O programa é voltado para microempresas e empresas de pequeno porte. A metodologia baseada na gestão por indicadores oferece suporte nas áreas de administração financeira, gestão comercial e marketing e gestão de processos e de pessoas, cada uma delas com um profissional especializado. “Além disso, a empresa também é acompanhada presencialmente por um consultor especialista em gestão em todas as etapas, garantindo a interação entre todos os setores durante o processo. É uma oportunidade de modernizar o modelo de gestão e conquistar melhores resultados para o negócio a partir de uma visão mais estratégica e de maior controle dos processos”, explica Fernanda Rosa, analista técnica do Sebrae/SC.

O PGA tem duração de cerca de um ano e meio e é dividido em três fases. Na primeira há o desenvolvimento do plano empresarial, com a definição de propósitos e diretrizes, objetivos estratégicos e um painel de indicadores. A fase seguinte, de gestão de resultados, é a mais longa, com duração de 12 meses, quando são realizados os planos específicos para finanças, marketing, operações/processos e RH. “Durante essa etapa, os resultados são mensurados e avaliados mensalmente, e recebem todos os ajustes que precisam ser feitos para um escalonamento maior de todas os setores do negócio. Importante lembrar que a rede de participantes do programa é também um canal de troca de informações e essas experiências agregam significativamente no processo de construção do modelo de gestão”, explica Fernanda.

O último estágio do programa é voltado para a revisão estratégica do plano e a definição de um novo plano empresarial para o futuro. “A exemplo do que ocorreu com o posicionamento da empresa do Maicon, o PGA é uma forma de consolidar o negócio no mercado e garantir a sua estabilidade, com objetivos bem definidos, uma equipe gerencial capacitada e visões de mercado que antecedem possíveis adversidades”, finaliza a analista técnica do Sebrae/SC. Os empresários interessados em participar do processo seletivo devem entrar em contato com o Sebrae Blumenau pelo telefone 3702-6403. Mais detalhes sobre o programa estão no link https://promo.sebrae-sc.com.br/pga.  


Legenda: Nova turma do PGA, oferecido pelo Sebrae/SC, inicia as atividades em Blumenau em maio.
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: Divulgação