12/05/2023

Sebrae/SC realiza lançamento do ciclo IV do Cidade Empreendedora em Rio do Sul

Programa visa apoiar o desenvolvimento econômico local com a inserção de iniciativas que promovem desburocratização, melhoria de serviços e incentivo ao empreendedorismo. No município, parceria ocorre desde 2017

Acontece na próxima terça-feira (16) em Rio do Sul o lançamento do ciclo IV do Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo município em parceria com o Sebrae/SC. A iniciativa traz para as cidades uma série de ações que visam incentivar o desenvolvimento econômico local, com várias instâncias de atuação: desde as escolas, com projetos para desenvolver o empreendedorismo, até em ações de desburocratização dos serviços públicos e consultorias e serviços para os empreendedores. Há ainda ações que promovem o crescimento do turismo, artesanato e agricultura.

Em Rio do Sul, o Cidade Empreendedora ocorre desde 2017 e a renovação para o ciclo IV foi confirmada durante a Agro Vale 2023, no último mês. “O município se tornou referência em muitos aspectos do projeto e vem colhendo ótimos frutos. A Casa do Empreendedor, por exemplo, em diversos meses do último ano teve o maior índice de atendimento desse tipo de estrutura em Santa Catarina. Temos a certeza de que será um ano de muitas novas conquistas para o desenvolvimento econômico local”, diz Ana Paula Gonçalves Rosenbrock, analista técnica do Sebrae Alto Vale.

Outro destaque para o município, fruto do programa com o Sebrae/SC, foi o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O prefeito José Thomé venceu a etapa nacional e foi premiado em 2022 na categoria Cidade Empreendedora – Região Sul, com o case “Rio do Sul – Capital de Oportunidades”.

“É uma alegria muito grande para nós termos essa parceria com o poder público da região, que vai melhorar o ambiente de negócios para as empresas situadas em cada um desses municípios. O Cidade Empreendedora traz inúmeros benefícios, entre eles, o fomento às compras públicas, que geram receita e renda dentro do município”, destaca Wanderley Andrade, gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/SC. Atualmente, mais de 70% dos municípios do Alto Vale aderem ao Cidade Empreendedora, em diferentes ciclos do projeto.


Legenda: Município assinou o contrato do programa Cidade Empreendedora durante a Agrovale.
Créditos: Divulgação