Seguro residencial: mecanismo para aproximar a construtora do proprietário de imóvel
Por Jean Ferrari, CEO da FastBuilt, construtech especializada em soluções para gestão do pós-obra e experiência do cliente
No Brasil, o seguro residencial ainda é um mecanismo de proteção que pode ser considerado restrito. No ano de 2015, segundo a Federação Nacional de Seguros, 90% dos lares não contavam com qualquer cobertura e, embora o número tenha crescido nos últimos anos, a entidade estima que cerca de 60 milhões de residências seguem desprotegidas.
Historicamente, a cultura do seguro residencial no país ainda é pouco difundida, especialmente se comparada ao seguro automotivo, que é muito mais popular. No entanto, considerando que a residência é um dos maiores patrimônios das famílias brasileiras, a falta de proteção adequada expõe proprietários a riscos financeiros significativos diante de eventos como incêndios, danos elétricos e outras ocorrências inesperadas.
O crescimento do setor imobiliário e a crescente digitalização dos serviços criam um ambiente propício para inovações que tornem a contratação de seguros mais acessível e integrada à experiência do cliente. Para as construtoras, essa é uma oportunidade de agregar valor aos empreendimentos ao oferecer um diferencial competitivo: a possibilidade de garantir proteção desde a entrega do imóvel, sem burocracia e com processos simplificados.
Ao incorporar soluções de seguro residencial em sua jornada de relacionamento com os clientes, as construtoras fortalecem sua relação com os proprietários e reforçam seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos compradores. Foi de olho neste potencial de mercado, por exemplo, que englobamos em nossa plataforma o módulo de contratação de seguro residencial. A construtora não tem custo ou qualquer necessidade de ação, mas em contrapartida oferece ao cliente essa opção de contratação rápida e em poucos cliques. Já nas primeiras semanas percebemos a aceitação e o feedback positivo que a facilidade trouxe ao proprietário, fortalecendo seu relacionamento com a construtora.
Para os consumidores, os benefícios são evidentes: um processo de contratação ágil, 100% digital, garantindo proteção imediata e acesso facilitado a assistências essenciais, como chaveiro, eletricista e encanador.
Em um cenário onde a valorização da experiência do cliente é um aspecto fundamental para a competitividade, a expansão do mercado de seguros residenciais representa uma oportunidade estratégica para o setor da construção evoluir seu relacionamento com o consumidor. Ao adotar novas abordagens e integrar soluções de proteção desde a aquisição do imóvel, a construtora não apenas promove a segurança financeira dos proprietários, mas também transforma o modo como o mercado entrega valor para seus clientes.