10/02/2026

Selgron incorpora IA Deep Learning à linha de selecionadoras ópticas e amplia capacidade de detecção

Inovação agrega mais precisão, consistência e controle de qualidade para indústrias que trabalham com grãos como o café

A Selgron, empresa brasileira referência em soluções de automação para a etapa final de produção industrial, anuncia um novo avanço em sua linha de selecionadoras ópticas. Alguns dos modelos, que já operavam com inteligência artificial, passaram agora a incorporar a poderosa IA baseada em Deep Learning, ampliando significativamente a precisão na identificação e separação de defeitos em grãos, garantindo separação de defeitos como brocas, paus, etc.

A novidade eleva o nível de automação e controle de qualidade em processos agroindustriais, oferecendo ainda mais segurança, consistência e eficiência para indústrias de grãos, como o café, que dependem de análise visual de alta performance.

Deep Learning: inteligência que aprende padrões complexos

A inovação utiliza redes neurais profundas — estruturas artificiais inspiradas no cérebro humano — treinadas com milhares de imagens de grãos contendo manchas, rachaduras, descolorações, sinais de infestação e outros defeitos difíceis de detectar por métodos tradicionais.

Com esse treinamento avançado, a IA é capaz de identificar padrões visuais extremamente sutis, tornando a classificação mais completa e assertiva. Diferentemente de algoritmos baseados apenas em regras fixas de cor ou tamanho, o modelo de Deep Learning avalia simultaneamente cor, forma e textura, garantindo decisões muito mais precisas.

Segundo a empresa, o objetivo do upgrade é oferecer mais robustez tecnológica para os clientes que buscam qualidade elevada e padronização contínua em seus processos. “A aplicação de Deep Learning nas selecionadoras ópticas marca um novo capítulo na evolução da análise visual automatizada. Desenvolvemos uma ferramenta que aprende, se adapta e eleva o nível de precisão para patamares nunca antes alcançados. Isso significa mais qualidade para nossos clientes, mais assertividade na seleção de grãos e mais competitividade para toda a cadeia produtiva,” afirma Marcelo João Bortolini, gerente de tecnologia da Selgron.


Legenda: Tecnologia eleva o nível de automação e controle de qualidade em processos agroindustriais
Créditos: Divulgação/Selgron