Selgron se prepara para a 7° Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina
Evento comemora a safra produzida no estado que é o segundo maior produtor do grão no Brasil. Empresa, também catarinense, tem forte ligação com o setor e oferece soluções voltadas à fase final de produção da indústria arrozeira
A cidade de Turvo, no Sul catarinense, será palco, nos dias 30 e 31 de janeiro, da 7ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento, um dos mais importantes do setor no estado, celebra a safra 2024/2025, com expectativa de produção de 1,2 milhão de toneladas, de acordo com a Epagri. Empresas voltadas ao desenvolvimento do cultivo e da industrialização do grão, como a Selgron, de Blumenau, marcarão presença, apresentando inovações tecnológicas.
Com forte ligação histórica com a indústria arrozeira, a Selgron irá destacar na oportunidade sua linha de selecionadoras ópticas com inteligência artificial, que realizam a análise precisa dos grãos de arroz, separando impurezas e produtos fora do padrão desejado. E, também, seu classificador de grãos CS Rice; desenvolvido para auxiliar no aprimoramento do produto entregue ao mercado, o equipamento oferecido pela empresa permite a análise de defeitos e a classificação por forma e cor através da inspeção de cada grão da amostra oferecida, emitindo, ao final, um relatório das imperfeições identificadas.
“Nossa tecnologia, por meio das classificadoras e selecionadoras, garante o padrão de qualidade exigido pelo mercado, proporcionando eficiência na seleção e aumento da produtividade, com capacidade para inspecionar grandes volumes em tempo reduzido. Além disso, nosso sistema de classificação, já reconhecido por pesquisadores como uma inovação significativa para o desenvolvimento do setor, contribui para o aprimoramento dos produtos entregues, permitindo a análise unitária de grãos com alta eficiência”, explica Diogo Augusto Hank, coordenador de vendas da empresa.
Fundada em 1991, a Selgron iniciou suas operações justamente com o desenvolvimento de selecionadoras para o setor de arroz. Desde então, expandiu sua atuação para diversos segmentos do agronegócio e da indústria, com um portfólio que inclui ainda empacotadoras, dosadores, detectores de metais, controladores de peso, agrupadoras, encaixotadoras, encartuchadoras e sistemas de paletização robotizada.
Atualmente, as soluções da Selgron estão presentes em mais de 45 países, consolidando a empresa como uma referência global em automação industrial. Ainda de acordo com Hank, participar da Abertura Oficial da Colheita do Arroz reforça essa conexão com o setor que marcou o início de sua trajetória e mantém a empresa próxima às inovações que impulsionam a cadeia produtiva.
Santa Catarina é o segundo maior produtor do grão no Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul.