15/12/2025

Sistema desenvolvido pela Selgron reduz consumo de filme plástico em linha de produção alimentícia

Solução em automação alcança, ainda, capacidade de produção de até 60 pacotes por minuto

A Selgron, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de automação para linha final de produção, concluiu recentemente a entrega de um sistema de empacotamento e agrupamento para uma indústria do setor alimentício brasileiro. A solução combina inovação tecnológica, eficiência produtiva e redução de desperdícios.

O projeto envolveu a instalação de três empacotadoras e duas agrupadoras. Juntos, os equipamentos proporcionam maior eficiência no processo de embalagem, com capacidade de até 60 pacotes de 1kg por minuto.

Um dos diferenciais da solução está no sistema de solda e corte para a formação dos pacotes, que reduz o chamado headspace — sobra de filme plástico após a solda. Essa inovação gera uma importante economia no consumo de filmes, representando menor desperdício de material e maior sustentabilidade no processo produtivo.

Segundo Diogo Augusto Hank, coordenador de vendas mercado interno da Selgron, o projeto demonstra como a automação pode ser um diferencial competitivo para a indústria alimentícia.

“Nosso objetivo é entregar soluções que não apenas aumentem a produtividade, mas que também tragam benefícios concretos em termos de economia de recursos e sustentabilidade. Este case mostra como é possível alinhar tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental em um único sistema”, destaca.


Legenda: Parte do sistema entregue pela empresa blumenauense a seu cliente. O projeto envolveu a instalação de três empacotadoras e duas agrupadoras.
Créditos: Divulgação/Selgron