Solução que usa IA no suporte conquista primeiro lugar em pré-incubação do Entra21
Programa apoiado pelo Sebrae/SC marca nova fase do Entra21 ao alavancar futuros empreendedores na área da tecnologia

O Entra21, programa gratuito de formação tecnológica desenvolvido pela Blusoft, que já se consolidou como uma das principais capacitações da área na região de Blumenau, lançou uma nova frente. O Evolution Lab é uma iniciativa de pré-incubação que busca potencializar ainda mais os talentos formados pelo curso, estimulando o desenvolvimento e a abertura de novos negócios.
A primeira edição, que contou com o apoio de parceiros como o Sebrae/SC, já destacou um projeto: o Tech Voice Support AI conquistou o primeiro lugar no Demo Day, após avaliação de uma banca de jurados. A equipe, formada por Alfonso Neto, Maria Eduarda Wirth, Natan Cardoso e Vanessa Santiago, todos ex-alunos do Entra21 e reconhecidos na tradicional Mostra de Talentos, se inscreveu e foi selecionada para participar do Evolution Lab, onde garantiu a primeira colocação.
Vanessa conta que a ideia surgiu da necessidade de diminuir a sobrecarga dos times de suporte, otimizar as tarefas repetitivas e o número de chamados em espera. “A Tech Voice Support AI é uma solução de suporte técnico por voz, criada para automatizar atendimentos de primeiro nível e resolver rapidamente problemas comuns de TI”, explica.
A solução melhora a experiência do colaborador, diminuindo a rotatividade de funcionários sobrecarregados e desmotivados, e reduz o tempo em que o usuário aguarda para ser atendido ao automatizar esse processo com inteligência artificial. Com IA integrada via VAPI, o sistema oferece atendimento simples, humanizado e eficiente, liberando a equipe de TI para focar em demandas mais estratégicas.
O grupo já estruturou um Produto Mínimo Viável (MVP), está com um protótipo em funcionamento e tem buscado aprimorar o sistema e a usabilidade.
Segundo a equipe, entre os próximos passos do projeto estão a validação da solução com usuários reais e o aprimoramento do motor conversacional (VAPI), além da implementação de uma infraestrutura escalável e de um dashboard administrativo. O time também trabalha no fortalecimento das diretrizes de segurança e conformidade com a LGPD, na preparação comercial do produto, na estruturação do suporte e onboarding dos futuros clientes e na criação de rotinas de escala e automação para sustentar o crescimento da ferramenta.
A expectativa da equipe com o projeto é que se torne uma solução indispensável para as empresas que possuem suporte técnico.
“Acompanhar de perto o desenvolvimento desses talentos e ver a evolução dos projetos é muito gratificante. O Evolution Lab reforça o papel do Sebrae/SC em apoiar iniciativas que estimulam a inovação e o empreendedorismo. Soluções como essa têm grande potencial para impactar positivamente o mercado e fortalecer o ecossistema de tecnologia da região”, finaliza Rafael Pachechne, analista de negócios do Sebrae/SC.