Soluções digitais de produtividade crescem com a adoção dos novos modelos de trabalho
Pesquisas apontam que a experiência positiva e a retenção dos colaboradores são mais efetivas quando impulsionadas por experiências digitais. Soluções integradas para gestão de projetos e aplicações online de trabalho tornam-se cruciais neste processo
Passado o período de adequação ao home office, a ascensão do modelo híbrido de trabalho mostrou que algumas iniciativas vão permanecer no pós-pandemia. A adesão às soluções de produtividade e compartilhamento de projetos, por exemplo, se tornaram essenciais para manter o alinhamento e a produtividade da equipe.
É o que destaca a especialista da Microservice, Daiana Roberta. Segundo ela, nos últimos dois anos a procura por soluções Microsoft (como as do pacote 365, que incluem Outlook, SharePoint, OneDrive e Teams, por exemplo) cresceu 60%. A empresa, que é especialista em soluções de segurança de TI, backup em nuvem e representa as aplicações Microsoft, entende que a tecnologia foi fundamental para a produtividade das empresas. “Com colaboradores atuando em diferentes lugares, as aplicações em nuvem agilizam a troca de informações e a validação de processos através de ferramentas compartilhadas. Elas eliminam ainda a troca exaustiva de atualizações de projetos em versões diferentes, evitando inclusive a perda de dados ou o repasse equivocado de informações”, comenta.
Pesquisas recentes sobre o tema comprovam a importância das aplicações de produtividade neste novo contexto. A KPMG apontou que para 40% dos CEOs a pandemia foi uma oportunidade de criar uma experiência digital perfeita para seus clientes. Neste sentido, o processo de transformação digital, segundo a especialista da Microservice, precisa começar dentro de casa.
“É impossível trazer agilidade e comprometimento com os projetos sem soluções de gestão interna que impulsionem a produtividade. Nos últimos dois anos as reuniões online se tornaram comuns, mas é fundamental fornecer ferramentas além dessa frente. O compartilhamento de dados através de soluções seguras e o acesso a um mesmo ambiente de gestão e armazenagem de arquivos têm sido cruciais para promover a produtividade das pessoas”, afirma.
WEG como exemplo de automação na rotina de trabalho
Referência global em equipamentos de energia e componentes elétricos, a Weg foi uma das empresas que adotou soluções Microsoft 365 através da Microservice. Na companhia, as aplicações de produtividade foram além da gestão interna, incluindo também a gestão de projetos que envolvam parceiros e clientes. A empresa adotou a solução Microsoft Sharepoint, que proporcionou a padronização do gerenciamento de projetos na web, em um ambiente que gerou mais produtividade, facilidade de uso e segurança à rotina de gestão de projetos.
Thomas da Rosa, do setor de Arquitetura e Tecnologia da Weg, avalia que a parceria junto à Microservice para implementação do projeto foi fundamental para garantir o sucesso da solução. “A empresa se mostrou a mais competente para atender as necessidades levantadas e passou muita confiança e clareza de escopo. O fator determinante na escolha da Microservice foi que ela entendeu nossa necessidade e mostrou que pode nos ajudar a alcançar o objetivo”, destaca. Através da aplicação já foram criados, de forma automatizada, 81 projetos com 39 empresas parceiras e quase 400 usuários internos e externos.